Brasil,

Dürr instala primeira linha de pintura automatizada no Uruguai

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Barbieri
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Dürr instala primeira linha de pintura automatizada no Uruguai

A Dürr está instalando uma linha de pintura automática para a Nordex, com sede em Montevidéu, Uruguai. A Nordex produz veículos no Uruguai desde 1962 para diferentes OEMs. A empresa contratou a Dürr para a nova linha Peugeot SUV e Kia Bongo para atender todas as demandas de qualidade e precisão.

Para obter os melhores resultados em seus processos de pintura, a Nordex Uruguai contratou a Dürr Brasil para fornecer uma linha de pintura automatizada - um marco para a indústria local. Por ser a primeira linha de pintura automatizada do país, também contou com o apoio de órgãos governamentais e municipais. O início da produção está planejado para maio de 2021. A equipe da Dürr gerenciou o projeto com sucesso, apesar de todos os desafios devido à pandemia de Covid-19.

Processo de pintura

A linha de pintura automática da Dürr começa após o pré-tratamento das carrocerias. Em uma cabine de limpeza, a carroceria é preparada cuidadosamente. Este processo garante que o veículo entre na linha sem impurezas. Após esta etapa inicial, a parte interna do carro é pintada manualmente, de acordo com os requisitos do cliente. Para este processo, são utilizadas as pistolas EcoGun da Dürr. Posteriormente, o exterior é pintado automaticamente por quatro robôs de pintura EcoRP da Dürr. Este é o processo de pintura, no qual diferentes revestimentos podem ser aplicados, seguido por uma estação de espera na qual os solventes podem evaporar da superfície. Na sequência é feita a aplicação da camada de verniz, para proteger a pintura e dar brilho. Novamente nesta camada, o interior é pintado manualmente e o exterior é pintado por dois robôs Dürr EcoRP de verniz.

Enquanto os veículos são transportados para o secador, há outra etapa de espera para evaporação. O secador tem um comprimento de 36 metros e uma temperatura próxima de 180 graus. Nesta fase a pintura aplicada é curada. Por fim, os veículos passam por um túnel de resfriamento para baixar a temperatura. Esta etapa proporciona mais segurança e ergonomia ao operador que recebe a carroceria ao final do processo de pintura.

Tecnologia de pintura inteligente

Em ambas as cabines, com camadas base e de verniz, a tecnologia de pintura exclusiva da Dürr permite que os robôs identifiquem cada carroceria e configurem a pintura de acordo. Na sala de abastecimento de tinta, oito grupos de tanques - seis de diferentes cores de base, um de verniz e um de solvente – fornecem automaticamente os materiais correspondentes para aplicação manual e automatizada. Um trocador de calor controla a temperatura da tinta durante aplicação e garante ótimos resultados. Com a tecnologia de pintura da Dürr, os requisitos do cliente em qualidade e precisão são totalmente alcançados.

Sustentabilidade

Além do sistema de aplicação, a Dürr fornece um sistema de limpeza úmida, que consiste em um circuito fechado de água, instalado abaixo das cabines de aplicação, capturando o excesso de tinta. A água contaminada passa por um sistema de separação e filtração, onde a tinta é quimicamente separada da água para ser reutilizada no processo.

Montagem

Devido à pandemia Covid-19, a instalação da linha de pintura foi ainda mais desafiadora. No entanto, a Dürr seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção para atender aos requisitos da Nordex e está montando esta importante linha.

“Este projeto foi desafiador, principalmente devido à pandemia. Todas as áreas da empresa foram envolvidas, trabalhamos juntos superando todos os obstáculos, não só técnicos, mas também com as autorizações de entrada no país, devido a todas as restrições impostas pela pandemia. O processo tem sido enriquecedor e temos uma equipe muito comprometida fazendo trabalhos com extrema qualidade e eficiência. Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto muito importante para a Nordex,” comentou Guilherme Custódio, Gerente de Projetos da Dürr.

O Grupo Dürr está entre os líderes mundiais em engenharia mecânica e industrial com vasta experiência em Automação e digitalização / indústria 4.0. Seus produtos, sistemas e serviços permitem processos de produção altamente eficientes e economia de recursos em diversos setores industriais. O Grupo Dürr fornece para setores da indústria como, automotiva, mecânica, química, farmacêutica, tecnologia médica e indústria de madeira. Em 2020, gerou receitas de vendas de € 3,32 bilhões. A empresa conta com mais de 17.000 funcionários e está presente em 120 localidades, situadas em 33 países. Desde Fevereiro de 2021, a empresa Teamtechnik, especialista em automação também faz parte do grupo. O grupo atua no mercado com as marcas Dürr, Schenck, e HOMAG, por meio de cinco divisões:

· Paint and Final Assembly Systems: Linhas de pintura ,instalações de montagem final, equipamentos de testes e enchimento de fluídos para a indústria automotiva, sistemas de montagem e teste para aparelhos médicos.

· Application Technology: Tecnologia de robôs para a aplicação automática de tinta, selantes e adesivos

· Clean Technology Systems: Sistemas de purificação de gases de exaustão, sistemas de redução de ruídos e linhas de protetivos para baterias

· Measuring and Process Systems: Sistemas de balanceamento e diagnóstico

· Woodworking Machinery and Systems: Máquinas e equipamentos para processamento de madeira


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar