Brasil,

Maio Amarelo: especialista alerta para riscos de lesões permanentes por acidentes de trânsito

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vivian Fiorio
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

Em meio à pandemia, número de vítimas fatais no trânsito aumentou 40% em São Paulo; motociclistas representam a maior parte

Apesar da redução da circulação de veículos nas ruas, em decorrência da pandemia de Covid-19, os acidentes no trânsito continuam ocorrendo em grande número no país. Levantamento realizado pelo Infosiga SP, sistema do Governo do Estado gerenciado pelo Respeito à Vida e Detran, indica que a capital paulista registrou aumento de 40% no número de mortes no trânsito em fevereiro deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2020.

A pesquisa revela ainda que a maior parte das vítimas fatais é motociclista, seguido por pedestre. Segundo o Dr. Leandro Gregorut, ortopedista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, os acidentes envolvendo este público ainda são os que apresentam maior risco de lesões graves.

“Devido à exposição do motociclista no trânsito, um acidente pode comprometer seriamente coluna, quadril e membros inferiores, por exemplo, afetando sua mobilidade, por vezes, de forma permanente”, destaca.

De acordo com o médico, as principais lesões que afetam os motociclistas em acidentes de trânsito são as lacerações, lesões na pele com cortes, queimaduras pelo atrito com o asfalto e, até mesmo, perda de pele ou musculatura. Também são comuns as fraturas fechadas, especialmente nos membros inferiores, como perna, tornozelo e pé.

Além disso, podem ocorrer fraturas expostas em acidentes de maior energia, que ocorrem em qualquer osso do corpo, com maior incidência na coxa, perna, antebraço, pé e tornozelo. “Na maioria desses casos, o tratamento envolve múltiplas cirurgias e uma longa rotina de fisioterapia para retorno às atividades normais de vida”, ressalta.

O especialista destaca ainda que, muitas vezes, nos casos mais graves, os pacientes evoluem com infecção óssea, chamada osteomielite. “Além de várias cirurgias para tratar o problema, optamos também pelo uso dos fixadores externos (aquelas gaiolas com pinos que ficam para fora da pele)”, explica.

Segundo ele, normalmente, os pacientes precisam aguardar entre 6 meses e 2 anos para poder fazer a cirurgia definitiva, a fim de retornar à rotina normal.

No intuito de ampliar o debate e conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito, o Hospital São Camilo SP adere à campanha Maio Amarelo, iluminando as fachadas de suas unidades durante todo o mês. A prevenção de acidentes também será tema nas redes sociais da instituição, que trará postagens e dicas de cuidados no Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Sobre a Rede de Hospitais São Camilo

As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. O hospital da Pompeia é acreditado pela Joint Commission International (JCI). A unidade São Camilo Oncologia, por sua vez, é referência em Pesquisa Clínica no Brasil, sendo considerada Top Recruitment - o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.

Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela Sociedade Beneficente São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros.

No Brasil desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, foi fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar