Minsait e Implico impulsionam a digitalização da distribuição de combustível e gás

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

O Setor de distribuição de combustível e de postos de gasolina tem passado por grandes mudanças, além de ser um setor com ampla e acirrada concorrência

A Minsait, uma empresa da Indra, assinou um acordo de parceria com a Implico, fornecedor de soluções para a indústria de Downstream (distribuição e comercialização de combustíveis), com o objetivo de oferecer soluções de última geração que contribuem com a digitalização das operações do setor.

As empresas no setor dos combustíveis têm enfrentado uma contínua transformação devido à transição energética, regulamentos cada vez mais exigentes, instabilidade dos preços do barril e alterações no ritmo do consumo. Em 2020, a COVID-19 acelerou mudanças em curso no âmbito da mobilidade, com a redução de viagens de negócio e a adoção do home office, adicionando novos fatores de complexidade que levaram a uma mudança na demanda de combustíveis, provocada pela interrupção temporária dos transportes, causando um excesso de estoque e a queda dos preços.

Diante dessa situação, as empresas têm de se adaptar rapidamente a um novo cenário e trabalhar com maior eficiência. As soluções de downstream da Implico acreditam na digitalização como fator chave para a eficiência e levam a um alto grau de automação das operações (até 25%) e otimização das capacidades de logistica em até 10%. A Copagáz por exemplo, adotou a solução em 2016 e conseguiu uma melhoria de 3% nos custos operacionais antes mesmo da finalização dos rollouts do projeto em todas as filiais, de acordo com Caio Turqueto, ex vice presidente da COPAGAZ.

A Minsait e a Implico uniram forças com o objetivo de apresentar aos clientes uma proposta diferencial que permita abordar esta transformação, baseada nos seguintes pilares:

A experiência e know-how de ambas as empresas neste setor, contando com importantes referências em processos de transformação digital.
Liderança e especialização nas soluções de referência para a Gestão de Estações de Serviço (SAP RFNO - Retail Fuel Network Operations) e Logística Secundária (SAP SDM – Secondary Distribution Management ) integrados nos catálogos de soluções SAP, que facilitam a automatização, otimização da cadeia de abastecimento e otimizações nos processos de reabastecimento, vendas e logística de entrega de combustíveis.
Modelos de entrega ágeis que permitem às empresas continuar prestando serviço enquanto se transformam, uma vez que incorporam novas soluções e melhorias às suas operações.

Este acordo estende-se às filiais de ambas as empresas na Europa e América Latina, o que vai permitir dar cobertura às empresas de petróleo e gás que operam nestas regiões e acompanhá-las na sua digitalização para se adaptarem com eficiência às condições que o mercado impõe.

A Minsait foi reconhecida por analistas como a Gartner e a IDC como um dos principais parceiros tecnológicos que podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios da transição energética em termos globais.

As suas soluções permitem uma maior penetração das energias renováveis, um funcionamento mais flexível e eficiente das redes elétricas e a integração do “prosumer" como ator chave no novo modelo energético. Além disso, a Minsait também conta com uma das tecnologias mais avançadas do mundo para minimizar o impacto das operações do sector do petróleo e gás no ambiente marítimo e reduzir as perdas nas redes de transporte.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento do setor, que é complementado por sua alta capacidade de integração do mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital, e sua flexibilidade. Com isso, foca sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções ponta a ponta, com notável segmentação, o que permite alcançar impactos tangíveis para seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. As suas capacidades e liderança estão demonstradas na oferta de produtos, sob a designação Onesait, e na oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No exercício de 2020 registrou um volume de vendas de 3.043 milhões de euros, cerca de 48.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.