99 lança Guia da Comunidade para promover respeito e diversidade
• Documento de boas práticas foi desenvolvido com Instituto Ethos, referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país
• Participaram da elaboração motoristas, passageiras e passageiros, além de setores da sociedade focados no incentivo à tolerância
• Objetivo é reduzir casos de desrespeito como brigas, assédios e preconceitos, responsáveis por 59% das ocorrências no app
A 99, em parceria com o Instituto Ethos, lança nesta quarta-feira (9) o Guia da Comunidade 99. O documento tem como objetivo promover respeito e diversidade a mais de 20 milhões de passageiras, passageiros e motoristas do app, e conta com capítulos sobre o combate a discriminação a mulheres, negros e LGBTI+, entre outros grupos minorizados. O Ethos, que construiu a iniciativa ao lado da empresa de transporte por aplicativos, é referência na atuação em responsabilidade social empresarial no país.
O Guia fomenta direitos, deveres e comportamentos esperados na comunidade, além de fornecer dicas práticas e exemplos de situações. Segundo a companhia, a meta é criar um círculo virtuoso de gentileza para uma plataforma e sociedade melhores -- diminuindo assim casos de desrespeito durante corridas.
Na 99, seis de cada dez ocorrências de segurança são causadas por falta de respeito entre as partes. Entre eles estão assédios (23% do total de incidentes), agressões verbais (14%), físicas (7%) e discriminações (4%). Ou seja, são casos que seriam evitados caso o respeito tivesse prevalecido.
Tanto passageiras e passageiros quanto motoristas são vítimas. Por exemplo, casos de assédio estão distribuídos igualmente entre os dois lados. Já a maioria das discriminações (69%) é contra passageiras e passageiros, mas os motoristas são mais vítimas de agressões físicas (81%) e verbais (73%).
O Guia da Comunidade 99 ficará disponível online em 99app.com/guiadacomunidade , será divulgado para toda a base do app e deverá ser aceito por quem utiliza o serviço. Além disso, vai contar com uma plataforma de treinamento para usuárias e usuários, além de campanhas de conscientização. O documento foi desenvolvido com linguagem objetiva e transparente por jornalistas, psicólogos, sociólogos e antropólogos, e conta com o ponto de vista da própria comunidade da 99, incluindo pessoas em várias regiões do país de diferentes gêneros, raças e orientações sexuais.
"Queremos que as pessoas sejam protagonistas na luta por respeito e diversidade", diz Pamela Vaiano, diretora de Comunicação da 99. "Esperamos que o Guia leve a todas e todos a interagir ainda mais com o app, reportando casos de desrepeito e discriminação para que possamos bloquear agressoras e agressores, construindo assim uma plataforma cada vez mais segura e tolerante.
Produzindo o Guia da Comunidade 99
O Guia é resultado de um ano de trabalho e foi desenvolvido colaborativamente através de 18 conversas com grupos focais com 29 passageiras, passageiros e motoristas de todo o Brasil, incluindo mulheres, pessoas negras e LGBTI+.
O material foi balizado ainda por pesquisa com mais de 1.600 usuárias e usuários da plataforma, em que mais de 90% consideraram o documento útil, muito útil ou extremamente útil. A maioria também acredita que ele vai ser bem sucedido em instruir sobre direitos e deveres, orientar as pessoas sobre como se comportar, assim como melhorar a relação entre passageiras, passageiros e motoristas.
O Guia foi avaliado e apoiado por especialistas como Margareth Goldenberg, Gestora Executiva do Movimento Mulher 360, organização que atua no engajamento de empresas na promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino, e Ivone Santana, Secretária Executiva da Rede Empresarial de Inclusão Social e membro do Conselho de Gestão da Secretaria Estadual das Pessoas com Deficiência do Estado de SP. Também foram consultados um acadêmico dedicado a questões raciais e que impactam negras e negros, uma jornalista focada em direitos humanos, e um membro da segurança pública voltada a questões de gênero.
Segundo 99 e Ethos, o objetivo é que o material não espelhe apenas as visões deles, mas também as de diferentes setores da sociedade.
"O Guia da Comunidade 99 foi elaborado a partir de um processo de escuta às pessoas que fazem parte dela. São mais de 40 páginas com capítulos que norteiam a nossa visão: Respeito, Segurança, Responsabilidade e Comunicação", afirma Ana Lúcia Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos.
No capítulo Respeito são feitas recomendações sobre como agir durante uma viagem. Em Segurança, temas que ajudam a prover proteção, como direção segura. Em Responsabilidade, os leitores vão conhecer combinados que devem ser seguidos numa plataforma de economia compartilhada. Há ainda capítulos sobre Comunicação com a empresa e Medidas de Proteção e Higiene durante a Pandemia elaboradas com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês.
Diferença entre o que é aceitável para motoristas e o que já foi vivenciado com passageiras e passageiros chega a 851%
Uma pesquisa realizada pela 99 mostra que existe uma grande diferença entre o que um lado considera problemático nas corridas, e as atitudes efetivamente tomadas pela outra parte durante as viagens.
Entre motoristas, apenas 8% acham aceitável que passageiras e passageiros entrem no carro sujos ou molhados, mas mais da metade deles já passou por essa situação. Ou seja, a diferença entre o que motoristas consideram aceitável e o que a outra parte faz é de 664% nesse caso.
O contraste entre o que é aceitável para motoristas e o que já foi vivenciado com passageiras e passageiros chega a 851% no caso do não recebimento do pagamento. Mais de 60% dizem já ter vivenciado, mas apenas 7% consideram aceitável em alguma situação.
Entre passageiras e passageiros, o levantamento mostra que o desrespeito às regras de trânsito é o que mais incomoda. Entre 40% e 50% deles dizem que já vivenciaram motoristas falando ao celular ou dirigindo em alta velocidade, enquanto só 17% e 7% dos condutores admitem ter tido esses comportamentos, respectivamente.
Outros pontos de atrito são a escolha de caminhos mais longos e pedidos de motoristas por notas positivas, por exemplo.
Sobre a 99
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing ("DiDi"). O aplicativo conecta mais de 750 mil motoristas a 20 milhões de passageiros em mais de 1.600 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a empresa oferece sete tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Poupa, categoria econômica de carros particulares disponível em horários de baixa demanda; 99Taxi, categoria que cobre todo o país; 99Top, serviço de táxis de luxo oferecido em São Paulo; 99Comfort, que reúne comodidade de carros novos e espaçosos a um preço acessível em algumas capitais do país - Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e São Paulo (SP); 99Entrega, categoria de entrega de itens pessoais presente em mais de 80 cidades do país; 99Compartilha, serviço de corridas compartilhadas disponível em mais de 20 capitais do país; e 99Pay, primeira carteira digital criada por um aplicativo de mobilidade urbana no Brasil que oferece vantagens como descontos em corridas e pedidos de delivery, bem como o pagamento online de boletos de consumo (água, luz, gás, etc.)
Sobre o Instituto Ethos
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, com mais de 20 anos de atuação, tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
A organização trabalha com questões relacionadas à ética, desde sua fundação, em 1998. O Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, criado em 2006, vem estimulando o setor empresarial a incorporar práticas de integridade em seus planos de negócio. As temáticas dos direitos humanos e da igualdade de gênero e raça também são abordadas na Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero. Além disso, em 2009, o instituto criou o Fórum Clima, que engaja empresas na busca por soluções frente às mudanças do clima. Vale destacar, que duas importantes conferências são realizadas anualmente: a Conferência Ethos e a Conferência Brasileira de Mudança do Clima.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário