Brasil,

Associação de transporte rodoviário destaca conquistas em 25 anos de história

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Socorro Ramalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

ABRATI participou dos principais desafios do setor desde a criação da entidade, em 16/2/95

A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI), que representa mais de 70 empresas de ônibus rodoviários interestaduais do serviço regular em todo o Brasil, completa 25 anos de atuação no setor. A entidade, que acompanha os altos e baixos do longo caminho percorrido até os dias hoje, reconhece que há muito para comemorar, mas também novos e grandes desafios pela frente.

A Abrati vem atuando, dando apoio e suporte às demandas cruciais para o desenvolvimento do segmento rodoviário de ônibus interestaduais no Brasil, hoje apto a oferecer um serviço público de qualidade e com regularidade em mais de cinco mil municípios brasileiros. Do apoio jurídico às causas que permitiram às empresas regulares, associadas da Abrati, alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade na oferta de serviços, até a luta por melhores condições de infraestrutura das estradas brasileiras, a Associação contabiliza inúmeras conquistas para o setor.

Coube ao setor o desbravamento de estradas de barro Brasil afora para transportar vidas de uma ponta a outra do país. A atividade desenvolvida pelo setor permite a acessibilidade de milhares de pessoas ao transporte rodoviário intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros e vem se aprimorando a cada ano com o uso de novas tecnologias que permitem maior conforto e segurança nas viagens.

Em números, o segmento rodoviário regular de transporte terrestre de passageiros é a soma de empresas que representam cerca de 80% do total de passageiros x quilômetros transportados de todo o segmento rodoviário regular interestadual e internacional. E também o responsável pela geração de 60 mil empregos diretos, sendo 15 mil só para motoristas. Hoje, o setor ainda pode se orgulhar do transporte de 50 milhões de passageiros por ano e a realização anual de 2,2 milhões de passagens, além da oferta de 4,8 milhões de gratuidades a passageiros idosos, portadores de necessidades especiais e jovens carentes, somente no ano de 2018.

Para o presidente da Abrati, Eduardo Tude de Melo, no momento o setor enfrenta o desafio da desregulamentação. "É um momento de grande expectativa, em que as regras estão mudando. O importante, nesse processo, é que a Abrati está atenta a toda essa movimentação, se antecipando nas ações que visam preservar os direitos das empresas associadas", destaca e reconhece que entre as mudanças que estão sendo propostas é fundamental que haja desburocratização de processos do setor e o desenrolar da legislação para permitir que as empresas sigam se renovando e aprimorando para atender às necessidades do passageiro e do mercado.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar