Bridgestone desenvolve nova tecnologia de sensores para veículos autônomos

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Igor Taborda
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

O Smart Strain Sensor coleta informações sobre o desgaste e a carga dos pneus, mesmo em baixas velocidades

A Bridgestone Corporation (Bridgestone) anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia capaz de estimar a carga do eixo da roda e a condição de desgaste dos pneus usando sensores recém-desenvolvidos acoplados dentro dos pneus. Os sensores medem a mudança da tensão que ocorre quando um pneu faz contato com a estrada enquanto está em movimento. Essa tecnologia é exclusiva da Bridgestone e a primeira do tipo no mundo.

O Smart Strain Sensor incorpora as tecnologias de última geração de Internet das Coisas (IoT). Além de rastrear a pressão e a temperatura da inflação dos pneus, a solução é capaz de medir a mudança da tensão que ocorre quando um pneu está em uso. Um algoritmo é aplicado para converter os dados coletados pela tecnologia em informações de carga e desgaste dos pneus e depois são coletados e enviados diretamente para uma nuvem.

A tecnologia de detecção que foi lançada anteriormente pela Bridgestone realiza medições baseadas em sensores de aceleração, que exigem uma certa quantidade de velocidade para obter dados. A nova tecnologia Smart Strain Sensor, no entanto, mede a tensão independente dela. Como tal, a nova solução é capaz de adquirir dados altamente confiáveis, mesmo com pouco movimento. Esse é um diferencial importante, pois espera-se que os veículos autônomos sejam operados em baixas velocidades para maior segurança. Além disso, esse algoritmo contribui para melhorias na vida útil da bateria do Smart Strain Sensor, que é extremamente importante para a implementação prática do sensor.

A Figura 2 mostra a tensão que ocorre onde o pneu faz contato com a estrada. Esses dados em forma de onda mudam de acordo com a carga transportada pelo pneu e o grau de desgaste. Essa tecnologia é capaz de reconhecer e rastrear uma ampla variedade de informações sobre pneus em tempo real, ajudando a identificar algumas condições, como o desgaste da banda de rodagem.

A detecção de um possível problema relacionado a pneus ajuda a garantir que os motoristas e seus veículos possam chegar com segurança aos seus destinos. Equipar os pneus com os Smart Strain Sensors permite que os gerenciadores de veículos analisem informações remotamente, como a pressão do ar dos pneus, além de métricas referentes à carga e ao desgaste em tempo real. Ao monitorar pneus e prever problemas de manutenção antes que eles ocorram, a Bridgestone espera que essa tecnologia contribua para melhorar a segurança e a produtividade das frotas, bem como dos carros autônomos na sociedade futura.

A plataforma de soluções exclusivas Pneus e Produtos Diversificados como Soluções Bridgestone (Bridgestone T&DPaaS) cria valor para os clientes e contribuem para o progresso da sociedade. Nesta capacidade, a Bridgestone vinculará seus produtos e serviços às tecnologias digitais para se transformar em uma empresa que promove a mobilidade. No futuro, a Bridgestone utilizará de maneira proativa as Tecnologias de Informações e Comunicações (ICT - sigla em inglês) e outras soluções para promover a inovação por meio de desenvolvimento de modelos de negócios e em toda a cadeia de valor, com o objetivo de garantir uma sociedade automotiva segura. Ao mesmo tempo, a Bridgestone aumentará a segurança e a confiabilidade dos pneus quando usados em conjunto com novas formas de mobilidade, como a condução automatizada.