Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Setor automotivo global deve apresentar queda em 2020

Relatório da Euler Hermes projeta declínio de -1%

Segundo análise divulgada nesta semana pela equipe econômica da Euler Hermes, líder mundial em seguro de crédito, o mercado global de automóveis tende a apresentar mais uma queda em termos de volume em 2020 (-1%), caindo para 90,4 milhões.

Após um notável declínio de -4% em 2019, os três principais mercados (2/3 do total) apresentam uma perspectiva fraca para 2020. A China (-1%) não deve passar por outra rodada de desenvolvimento em alta velocidade registrado nos últimos 20 anos, especialmente caso a epidemia do coronavírus seja prolongada. A epidemia atrasaria as vendas e a produção, uma vez que a região de Hubei é o quarto centro automotivo do país (com ~9% da produção nacional) após Guangdong, Jilin e Xangai.

O mercado norte-americano, que atingiu um pico em 2016 com 17,9 milhões, deve notar outro declínio 'moderado' em 2020 (-2,5%) graças à desaceleração macroeconômica e à precificação atrativa de carros de segunda mão relativamente novos, com os preços de novos veículos ficando em torno de 40 mil dólares, em média.

Já a Europa (-2%) deve observar seu primeiro declínio após seis anos consecutivos de crescimento, levando a 15,3 milhões em 2019. O salto nos registros no final de 2019 foi impulsionado por um efeito de promoção de vendas e registros de modelos com menor emissão de CO2 para limitar multas em 2020.

Aumento nas vendas de veículos elétricos

O Chefe de Setor e Pesquisa de Insolvências da Euler Hermes, Maxime Lemerle, explica que, apesar do crescimento nas vendas dos veículos de propulsão alternativa (APV, Alternatively Powered Vehicles), este ainda não será suficiente para sustentar uma recuperação do mercado automotivo global em 2020.

“Os primeiros números disponíveis para 2019 indicam um aumento de dois dígitos nas vendas globais de veículos elétricos (EVs, Electric Vehicles) para mais de 2 milhões. Esperamos que as vendas desse setor em 2020 continuem a ter uma forte dinâmica no nível global (+20%)”.

O que isso significa para as empresas?

Segundo Lemerle, a previsão para este ano é que a maior competitividade nos preços limite o crescimento da receita e intensifique a pressão sobre as margens, especialmente para fabricantes de automóveis mais preocupados com questões de emissão de CO2 na Europa (uma vez que ofertas comerciais podem ser necessárias para acelerar a transição para EVs para limitar multas por CO2).

“Para 2020, esperamos uma melhoria limitada na receita (+1%) e outro declínio no EBITDA, tanto em termos de valor quanto em termos relativos (margem de EBITDA caindo abaixo de 10%), apesar da maior pressão sobre fornecedores e outra rodada de corte de custos (através do fechamento/relocalização de fábricas, demissão de pessoal). Essa última possibilidade parece altamente provável, uma vez que a indústria ainda precisa investir massivamente em veículos de emissão zero e enfrenta outras questões de mobilidade, como carros conectados e veículos autônomos”, finaliza.

A Euler Hermes

Com forte presença mundial, a Euler Hermes auxilia as empresas nacionais e multinacionais a desbravarem novos mercados de forma segura e sustentável. A classificação da empresa de grau de investimento (AA S&P, A + AM Best) é aceita por corporações e bancos em todo o mundo, tornando a Euler Hermes uma referência confiável para seus beneficiários e parceiros financeiros.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS