Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

De forma pioneira no setor, Movida conquista certificação internacional de Empresa "B"

É a primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a fazer parte das companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental

A Movida (B3:MOVI3) acredita desde sempre que a responsabilidade por um mundo melhor, mais móvel e mais justo, é de todos. Por isso, conforme têm crescido as possibilidades da empresa, aumenta também a sua atuação como agente transformador. E, assim, a Movida acaba de se tornar a primeira locadora brasileira a receber a Certificação de Empresa B, sendo a segunda empresa de capital aberto da B3 - Bolsa de Valores de São Paulo e 12ª no mundo.

Desde a sua fundação em 2006, a Movida atua de forma sustentável, com a implantação do seu programa pioneiro, o Carbon Free. Em abril de 2019, a Movida, alinhada com o Conselho de Administração, criou um Comitê de Sustentabilidade, com um membro da empresa controladora (JSL SA), Fernando Simões Filho, que impulsionou este tema na empresa. O objetivo era avançar nessa agenda, buscando transformar não somente a mobilidade urbana, mas também o próprio ambiente onde está inserida. No ano em que o Carbon Free completou uma década de árvores plantadas, que permitiram a neutralização de mais de 10 mil toneladas de C02, a empresa também incluiu formalmente esse compromisso com questões socioambientais em seu estatuto social.

"Entendemos que ser uma empresa B é o novo normal dos negócios", diz Renato Franklin, CEO da Movida. "Para nós, a Certificação como Empresa B é o início de um novo ciclo, porque assumimos publicamente esse compromisso e, para sermos bem sucedidos, precisaremos seguir avançando anualmente nessa agenda. Acreditamos no poder do nosso negócio para a geração de impactos positivos, não apenas para os nossos acionistas, mas para toda a comunidade e meio ambiente, e queremos ser referência nesse aspecto frente aos serviços de mobilidade", completa o executivo.

Renato Franklin, CEO da Movida

Como afirma Fernando Simões Filho, "transformar a Movida em uma empresa B é o primeiro passo para incentivar as demais empresas do grupo. Este é um processo que evidencia os valores que temos desde a nossa origem empresarial, reforçando nossa responsabilidade perante a sociedade. Pensamos no longo prazo e nunca trabalhamos apenas para o lucro, mas buscamos, sim, gerar valor a todos nossos stakeholders, com legitima preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento das pessoas e dos locais onde estamos inseridos".

Para obter a Certificação como Empresa B, a Movida executou um ambicioso e detalhado plano de ação que envolveu colaboradores, fornecedores, investidores e especialistas no tema, com ações e projetos de forma transversal em toda a companhia. Sua motivação é pautada pela crença do papel fundamental dos negócios na transformação das comunidades em que atua. Isso está refletido em iniciativas como o Programa Carbon Free, que agora ganha com o compromisso de Carbono Neutralidade até 2030; o apoio ao projeto Gerando Falcões, que busca criar oportunidades para jovens da periferia e diminuir a desigualdade; o estímulo à integração de modais - reforçado pela parceria com a empresa E-Moving de aluguel de bikes elétricas -; a criação do Comitê e da Política de Sustentabilidade; a ampliação da licença maternidade para seis meses e da licença paternidade para 20 dias, entre outras práticas.

Loja Movida

Além disso, ao adotar as cláusulas B, a empresa vinculou o seu objeto social e a tomada de decisão de sua administração ao impacto social e ambiental, no curto e longo prazo, com o engajamento dos stakeholders.

O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos, com o objetivo de redefinir sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. "O diferencial de uma Empresa B é que ela assume um compromisso público e institucional de ser uma empresa melhor para o mundo", explica Marcel Fukayama, Diretor Executivo do Sistema B Internacional. "Na prática, os elementos que diferenciam uma Empresa B das demais são três: propósito de gerar impacto positivo, responsabilidade vinculada a esse propósito e compromisso com a transparência ao medir e reportar o seu triplo impacto".

Marcel Fukayama, Diretor Executivo do Sistema B Internacional

Atualmente, há mais de 3.200 Empresas B em 70 países, sendo 162 no Brasil e mais de 5.800 negócios que iniciaram o processo no País, que avalia o impacto dos empreendimentos em cinco dimensões: governança, modelo de negócios, meio ambiente, comunidades e colaboradores.

Sobre a Movida Aluguel de Carros

A MOVIDA é uma empresa de soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade. Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbot nas redes sociais, foi a primeira locadora do País a ir além do carro e incluir o aluguel de bicicletas e triciclos elétricos, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil. Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade e, ainda hoje, é a única locadora brasileira com um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes.

Desde 2006 no mercado, a Movida passou a fazer parte do Grupo JSL em 2013 e abriu capital em fevereiro de 2017. Com perfil inovador aliado a forte governança corporativa, suas as ações têm apresentado consistente valorização e mais R﹩ 5,0 bilhões já foram captados no mercado. Atua tanto no varejo, com aluguel de carros e venda de seminovos, como no mercado corporativo, com a terceirização de frotas para empresas. Após investimentos de aproximadamente R﹩ 8,5 bilhões em sua frota nos últimos três anos, conta, atualmente, com uma frota de mais 110 mil veículos, 188 lojas de aluguel de carros e 66 de seminovos.

Mais informações no site http://www.movida.com.br

Sobre o Sistema B

O Sistema B é uma organização parceira do B Lab desde 2012 com o objetivo de redefinir sucesso na economia. É responsável pela promoção do movimento de Empresas B no Brasil e América Latina. Ele articula um movimento global de pessoas que usam os negócios para a construção de uma economia mais inclusiva e sustentável. As Empresas B são as melhores PARA o mundo e não DO mundo. Atualmente são mais de 3.200 Empresas B no mundo, sendo 162 Empresas B no Brasil e 580 na América Latina.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS