Brasil,

Vendas mundiais de 3,5 milhões de unidades em 2019

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Media Groupe PSA Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

- Eletrificação em curso: 10[1] novos modelos lançados, primeira etapa rumo a uma oferta 100% eletrificada até 2025.

- Posição sólida na Europa: participação de mercado de 16,8%.
- Atividades internacionais focadas no crescimento rentável e no desenvolvimento do ferramental industrial.

"Em todas as regiões, nossas equipes estão fortemente comprometidas com o desempenho, com vendas rentáveis e com a satisfação de nossos clientes, em um ambiente altamente mutável. Esse compromisso é sustentado pelas estratégias ‘Core Model’ e ‘Core Technology’ do Groupe PSA e reforçará, no longo prazo, nossa ambição de fornecer soluções de mobilidade limpas, seguras e acessíveis para as pessoas e para os bens, a fim de conter os efeitos do aquecimento global", declarou Carlos Tavares, Presidente Mundial do Groupe PSA.

Tornar-se um grande player na mobilidade eletrificada

O Groupe PSA já lançou 10 novos modelos híbridos recarregáveis ou totalmente elétricos, em linha com seu objetivo de oferecer uma gama 100% eletrificada[2] a partir de 2025, sendo 50% até o fim de 2021, com 13 modelos eletrificados adicionais.

Desde 2019, todos os novos modelos lançados pelo Grupo já vêm disponíveis na versão totalmente elétrica ou híbrida recarregável. Os pedidos de veículos de baixas emissões (LEV) são animadores e estão em linha com os objetivos do Grupo de cumprir, desde o primeiro dia, as exigências das normas europeias 2020 em emissões de CO2.

A empresa mobiliza todo o seu reconhecido know-how e trabalha junto a parceiros e concessionários para satisfazer as expectativas dos seus clientes, produzindo e oferecendo uma linha de produtos competitiva e serviços de referência, simples e que atendam às necessidades do dia a dia.

Aumento das vendas de VULs (Veículos Utilitários Leves)

O Groupe PSA, historicamente, tem ofertado produtos best in class, capazes de satisfazer a todas as necessidades dos seus clientes. Em 2019, o Grupo vendeu 765 mil veículos (554 mil VULs e 211 mil Veículos de Passageiros derivados de VULs), consolidando assim sua posição na Europa, com participação de mercado de 25,1%[3], principalmente graças à renovação bem-sucedida da linha de furgões pequenos e médios ao longo dos três últimos anos.

Versões inteiramente elétricas dos Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Opel Vivaro já estarão disponíveis a partir de 2020 e toda a linha de VULs (e suas versões de veículos de passageiros) será eletrificada até 2021.

O desenvolvimento dos VULs do Grupo tem avançado em um bom ritmo na América Latina, com o lançamento de uma gama completa de produtos e serviços VUL, bem como na Eurásia, com os modelos de furgões médios da Peugeot, Citroën e Opel.

Europa: foco no desempenho

Respeitando uma disciplina estrita para alcançar seus objetivos em emissões de CO2, o Grupo conseguiu manter sua posição, com uma participação de 16,8% em um mercado em leve alta (+1,3%), evoluindo nos principais mercados, especialmente na Itália (+0,5 p.p.) e na Espanha (+0,2 p.p.), mantendo sua participação de mercado na França e no Reino Unido e caindo ligeiramente na Alemanha (-0,6 p.p.).

O ano de 2019 foi de consolidação para a Peugeot. A marca renovou inteiramente sua oferta de produtos do segmento B para sustentar seu crescimento de vendas em 2020. A nova gama eletrificada, impulsionada pelos Peugeot e-208 e e-2008 e pelas versões híbridas dos Peugeot 3008 Hybrid e 508 Hybrid sedã e SW, está totalmente disponível para os clientes B2B e B2C, com emissões de CO2 situadas entre as mais baixas do mercado.

A Citroën registrou o maior crescimento entre as 12 marcas mais vendidas na Europa e sua participação cresceu nos principais mercados. Esse desempenho deve-se, essencialmente, ao SUV C5 Aircross, lançado em janeiro de 2019, cuja versão híbrida recarregável estará disponível em 2020.

As vendas da DS Automobiles tiveram um forte aumento global, sobretudo no segundo semestre (+56%), estimuladas pelo sucesso da gama renovada. Na França, o principal mercado da marca, os bem-sucedidos modelos DS 7 CROSSBACK e DS 3 CROSSBACK estão agora solidamente posicionados e o desempenho da marca tem melhorado com o crescimento da rede exclusiva DS, que conta atualmente com 356 pontos de venda.

A Opel/Vauxhall concentrou sua estratégia nos canais de venda e segmentos rentáveis. A implementação consistente da "Core Model Strategy” fez com que a Opel/Vauxhall avançasse no sentido da realização de seus ambiciosos objetivos futuros em emissões de CO2. Os SUVs Grandland X e Crossland X (+29% e +28%, respectivamente), assim como os modelos VUL (+20%), foram particularmente bem-sucedidos.

Oriente Médio - África: aumento da participação nos principais mercados

A participação no mercado do Grupo cresceu 0,4 p.p., com um aumento de 9.100 unidades em relação a 2018, embora os mercados tenham registrado uma queda de 100 mil unidades[4]. Houve crescimentos significativos na Turquia (+2,1 p.p.), no Egito (+6,1 p.p.) e no Marrocos (+2,1 p.p.). O desempenho regional no ano de 2019 em comparação com 2018 ainda foi impactado pela suspensão das atividades no Irã (maio de 2018)[5].

A produção teve início na fábrica de Kenitra, no Marrocos, em meados de setembro de 2019, e sua capacidade será duplicada, alcançando 200 mil veículos em meados de 2020.

China e Sudeste Asiático: transformação do business model

As prioridades da DPCA foram fixadas em um plano estratégico de seis anos apresentado em setembro e que se baseia em vendas rentáveis, em um ponto de breakeven mais baixo e no aumento progressivo dos volumes das marcas Peugeot e Citroën. A DS permanece comprometida com o mercado chinês e finaliza um novo plano estratégico. A venda das ações do Groupe PSA na joint-venture CAPSA se encaixa nesse contexto. O ano de 2020 será o primeiro da ofensiva NEV do Groupe PSA na China, com cinco modelos a serem lançados e comercializados no país [6].

Na região da ASEAN, o NAM[7], hub do Grupo na Malásia, começou a produção dos modelos Peugeot 3008 e 5008.

América Latina: mercados em retração

Os mercados foram fortemente afetados pela conjuntura econômica e política na Argentina (-43%) e no Chile (-11%). As vendas do Groupe PSA, sustentadas pelo sucesso do Novo SUV C4 Cactus e pela linha de VULs, mantiveram seu vigor no México (+13%), no Brasil (+2%) e em mercados menores (Colômbia, Cuba, Equador e Uruguai).

Índia-Pacífico: vendas em alta no Japão

As vendas progrediram ligeiramente na região, apesar da queda dos mercados. O sucesso recorrente no Japão continuou, com alta de 20% das vendas. Na Índia, o Groupe PSA começou a produção de transmissões (fábrica de Hosur) em parceria com a AVTEC Ltd (uma empresa do CK Birla Group Co.) e está em dia para lançar o SUV C5 Aircross no país em 2020, e que será seguido em 2021 pelo lançamento de novos modelos disruptivos da Citroën desenvolvidos localmente.

Eurásia: o relançamento da marca Opel

As vendas cresceram na região no segundo semestre de 2019, em especial na Ucrânia e na Rússia. O crescimento do Grupo na Ucrânia foi superior ao do mercado graças às suas quatro marcas. A Opel consolidou sua presença no mercado ucraniano no começo de 2019, enquanto o lançamento da DS ocorreu no segundo semestre deste mesmo ano.

Na Rússia, onde o mercado caiu 2,3%, as vendas de VULs do Grupo progrediram graças aos modelos Peugeot Traveller/Expert e Citroën SpaceTourer/Jumpy. Além disso, o Grupo relançou recentemente a marca Opel na Rússia, começando com os modelos Zafira Life e Grandland X.

[1] Quatro BEVs: DS 3 CROSSBACK E-TENSE, Peugeot e-208 e e-2008, Opel Corsa-e e seis PHEVs: Peugeot 3008 HYBRID, 508 HYBRID e 508 SW HYBRID, Citroën C5 Aircross Hybrid, Opel Grandland X Hybrid4, e DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4.

BEV = Battery Electric Vehicle e PHEV = Plug in Hybrid Vehicle.

[2] Modelos inteiramente elétricos ou híbridos recarregáveis.

[3] Participação no mercado dos VULs, excluindo suas versões VP – Veículos de Passageiros.

[4] Exceto Irã. Estimativa de 16 de janeiro.

[5] As vendas de veículos fabricados no Irã não são mais contabilizadas nas vendas mundiais consolidadas desde 1º de maio de 2018.

[6] NEV = New Energy Vehicles / Dois BEVs : e2008 , DS 3 CROSSBACK E-TENSE e três PHEVs : 508L HYBRID, 4008 HYBRID, e C5 Aircross Hybrid.

[7] Naza Automotive Manufacturing.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar