Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 indícios de que o ar condicionado precisa de manutenção neste verão

5 indícios de que o ar condicionado precisa de manutenção neste verão

Extremamente importante no verão, o ar condicionado do carro precisa de manutenção frequente e costuma dar sinais quando algo não vai bem. Vale lembrar que o ar condicionado tem um mecanismo separado do motor e requer atenção e manutenção preventiva a cada ano ou em intervalos de 20 mil quilômetros rodados.

Por isso os especialistas da A.M.Marcelo, oficina premium de São Paulo, listam alguns indicativos de que o sistema de ar condicionado automotivo precisa de reparo.

- O maior sinal de problema são os odores que podem vir do sistema de ventilação. Estes odores podem ser de fungos presentes nas mangueiras, sujeira e até mesmo insetos e matéria orgânica podem causar cheiro incômodo.

- Outro sinal comum é notar que o ar condicionado está "fraco", o que pode significar falta de gás refrigerante no sistema. "É importante lembrar que o gás não se perde, a não ser por algum vazamento, que precisa ser verificado bem como ressecamento de vedações ou de mangueiras que devem ser substituídas em uma manutenção", explica Matteo Petriccione Júnior.

- Funcionamento irregular indicam problemas que podem ter origem elétrica. "Quando o ar parece ter perdido a força pode ser sinal de algum desgaste no sistema composto por termostato e outros itens que devem ser verificados", completa;

- Ruídos, barulhos contínuos e estalos do sistema podem ter origem mecânica como ventoinha, atrito da tubulação ou falha no compressor. A forma de fazer a manutenção correta é lubrificando o sistema de maneira preventiva;

- Desconfie de problemas respiratórios na família como rinite, sinusite ou bronco rinossinusite, especialmente de quem esteve no veículo e compartilhou o mesmo espaço. A falta de manutenção no sistema leva a proliferação de fungos e bactérias que podem prejudicar a saúde.

"Importante lembrar que uma boa manutenção envolve a checagem do sistema, do nível de gás, da vedação, e de uma verificação atenta nos dutos que são veículo de fungos e bactérias caso não receba o cuidado adequado", completa o especialista da A.M.Marcelo.

Outra dica fundamental é de utilizar o ar condicionado com parcimônia mas com frequência. Em dias quentes, é importante abrir as janelas com o ar ligado antes de fechar completamente, usar o modo de recirculação apenas nos primeiros minutos e fazer a troca do filtro de pólen (ou de cabine) uma vez por ano. "É um custo baixo mas acredite que a maioria dos proprietários de veículos não verifica o filtro que é a primeira barreira contra fungos, bactérias, fuligem entre outros.", conclui.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS