Brasil,

Ônibus com motor dianteiro e transmissão automática Allison recebe elogios de frotista e motoristas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caio Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O modelo Agrale MA 17, com transmissão automática, que foi avaliado pela empresa Transportes Urbanos de Araçatuba (TUA), interior de São Paulo, impressiona por seu desempenho e conforto

A Allison Transmission, que no final do ano passado apresentou uma nova interpretação para o transporte urbano de passageiros no Brasil, confirma também no país o acerto da sua proposição. Uma unidade do Agrale MA 17 foi cedida para a Transportes Urbanos de Araçatuba (TUA) para que a empresa pudesse fazer seu próprio julgamento das qualidades e vantagens que uma transmissão totalmente automática pode proporcionar no seu uso diário. A empresa, que completa 50 anos em 2020, atualmente conta com 47 veículos em sua frota sendo que 36 deles possuem elevadores para pessoas portadoras de necessidades especiais. Atende a 32 linhas e conta com um quadro de funcionários que ultrapassa 100 pessoas.

“Em nosso período de avaliação o veículo só recebeu elogios dos motoristas e usuários”, analisa Luciano Castilho, administrador da TUA. “Eu mesmo dirigi o ônibus e tive que concordar com o retorno dado pelos motoristas que haviam dirigido o veículo. Fiquei surpreso com a precisão e suavidade da mudança de marchas, além do conforto”.

O chassi Agrale MA 17 equipado com uma transmissão Allison da Série 3000™, com retardador integrado, incorpora a tecnologia xFE da Allison. As relações de transmissão otimizadas, combinadas com o pacote FuelSense® Max, permitem que o conversor de torque seja bloqueado em velocidades mais baixas, melhorando a economia de combustível. Esse chassi, com motor dianteiro e transmissão totalmente automática, é sucesso na Argentina, e já desperta interesse em outros mercados da América do Sul. A versão para o Brasil foi configurada para receber carroceria com três portas de até 13,2 metros de comprimento e suspensão pneumática.

A empresa também afirma que o consumo de combustível do modelo automático superou as expectativas. “Além disso, a média de consumo surpreendeu, ficando bem abaixo da minha expectativa para um ônibus com transmissão totalmente automática. Mesmo levando em consideração que o ônibus avaliado estava equipado com ar-condicionado. Mas há que se levar em consideração que a climatização do ar interno é um grande fator de conforto e recebeu elogios dos passageiros”, comenta Castilho.

O período de avaliação foi curto para que a empresa percebesse os demais benefícios das transmissões automáticas como, por exemplo, a maior disponibilidade do veículo e os baixos custos com a manutenção. Principalmente no que diz respeito às trocas de componentes do sistema de embreagem, que é frequente nos câmbios manuais. “Mas nossa curta experiência deixou claras as vantagens de uma Allison, principalmente em uma aplicação tão pesada quanto o transporte público de passageiros onde o veículo para e anda, em média, a cada 500 metros”, analisa Castilho.

De acordo com a empresa, a resposta dos usuários também foi a melhor possível. Ônibus novo, ar-condicionado, mudanças de marchas sem trancos, tudo colaborou para uma grande melhoria no conforto geral dos passageiros durante os percursos.

A experiência de décadas da Allison na Argentina mostra que os ônibus equipados com transmissões totalmente automáticas proporcionam um rodar muito mais suave e silencioso para passageiros e motoristas porque os motores trabalham em rotações mais baixas. As automáticas Allison colaboram para que o fluxo de trânsito seja mais estável, já que podem frear e retomar a velocidade rapidamente, o que é essencial em cidades com tráfego congestionado.

Sobre a Allison Transmission

A Allison Transmission (NYSE:ALSN) é o maior fabricante mundial de transmissões automáticas para veículos comerciais médios e pesados. As transmissões Allison são usadas nas mais variadas aplicações incluindo caminhões coletores de resíduos, construção, bombeiros, distribuição, ônibus, motorhomes, militares e energia. Fundada em 1915, a Allison tem sede em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença no mercado de mais de 80 países, a Allison possui escritórios regionais na Holanda, China e Brasil e fábricas nos Estados Unidos, Hungria e Índia. A Allison também tem aproximadamente 1.400 distribuidores independentes e revendedores em todo o mundo. Para maiores informações, visite www.allisontransmission.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar