Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Óleo lubrificante é descartado corretamente em concessionárias da região

Óleo lubrificante é descartado corretamente em concessionárias da região

Assim como o óleo de cozinha, o óleo lubrificante utilizado em automóveis pode e deve ser reaproveitado. Se não reciclado, o material trocado pode causar sérios problemas ao meio ambiente

No Brasil, somente 24% do óleo lubrificante de automóveis, o responsável por reduzir o atrito entre as peças e garantir a vida útil dos componentes e do motor, é reciclado. De acordo com ambientalistas, o número ainda é pequeno, pois a quantidade de óleo descartado é grande em função da necessidade da troca contínua dos óleos do motor. A técnica para a reciclagem é conhecida como rerrefino e permite que o óleo lubrificante usado ou contaminado, também conhecido como oluc, seja usado novamente como matéria-prima. Após sua utilização, se mal administrado, o óleo torna-se um resíduo perigoso que pode causar danos à saúde e ao meio ambiente, por isso, a necessidade do rerrefino.

No Estado de São Paulo, um exemplo de empresa responsável pelo resíduo é o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, presente em 10 cidades no interior de São Paulo. Desde 2010, os olucs de todas as unidades do grupo são armazenados em locais dentro do padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Ténicas) e encaminhados para o rerrefino. Com a troca de óleo dos veículos comerciais, agrícolas e de passeio, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel encaminha para o rerrefino, por ano, 115 mil litros de óleo lubrificante, transformando-se em nova matéria-prima.

Segundo a responsável pela área ambiental do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, Edvania Paula Ferreira Jorge, o rerrefino é realizado por uma empresa da cidade de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, que faz a coleta em todas as concessionárias do Grupo Stéfani, realizando o destino correto para o óleo já utilizado. “Prezamos pela segurança do meio ambiente, por isso, contratamos esta única empresa que já realiza a coleta e rerrefino do oluc. Segundo ela, o produto é encaminhado para o Estado do Rio de Janeiro para adição dos aditivos e assim então, volta ao comércio. O processo evita que este resíduo perigoso seja descartado no meio ambiente, com a certeza que o óleo rerrefinado segue o caminho da sustentabilidade.

Nova matéria-prima

O processo de reciclagem do óleo lubrificante é realizado nas próprias refinarias onde é removido as impurezas químicas, sujeira e metais pesados. São feitos testes para determinar a adequação da desidratação, retirando a água que será tratada. O combustível é separado do óleo, sendo destilado para a remoção do corte lubrificante. Ele será reaproveitado, passando por um processo químico de estabilização. Após o processo, a qualidade e pureza são testados, e seguinte à avaliação e validação, são destinados à venda. O descarte correto e a reutilização dos óleos lubrificantes se tornaram obrigatórios a partir da Lei Federal nº 9.605 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), de 12 de fevereiro de 1998.

PERFIL GSRD

Com 72 anos de fundação, o Grupo Stéfani Ribeirão Diesel conta com 22 unidades operacionais, atuando como representante das marcas automobilísticas de renome e forte presença no mercado de pneus e recapagem, purificadores de água e corretora de seguros. Fazem parte do grupo as empresas: Ribeirão Diesel Mercedes-Benz, em Ribeirão Preto e Franca e Stéfani Diesel Mercedes-Benz, em Jaboticabal - ambas com a expertise em caminhões, ônibus e vans Mercedes-Benz. Ribeirão Diesel Pneus e Stéfani Pneus Michelin, com unidades em Bauru, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Pirassununga e Ribeirão Preto, representantes da marca Michelin no comércio de pneus de automóveis, caminhonetes, vans, caminhões, ônibus e agrícolas, além dos serviços de recapagem e truck center; Stecar Mercedes-Benz, representa a marca Mercedes-Benz Automóveis, sediada em Ribeirão Preto, e Stecar América, com marcas como Jeep, Chrysler, Dodge e RAM, também sediada em Ribeirão Preto. Itacuã VW, com a marca Volkswagen e Itacuã Motos, com a representação da marca Yamaha, ambas em Ribeirão Preto. Stéfani Motors, representante da marca Toyota, com unidades em Jaboticabal, Araraquara e São Carlos. Stéfani Massey, representante da marca Massey Ferguson para máquinas agrícolas como tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outras, com unidades em Ribeirão Preto, Jaboticabal e Catanduva. Cerâmica Stéfani, em Jaboticabal, é a pioneira do grupo, fabricante de purificadores de água, abastece todo o território nacional, com mais de 6 mil clientes, exportando para mais de 40 países. Stéfani Seguros, sediada em Ribeirão Preto, com abrangência nacional, atua no setor de seguros de veículos, residenciais, empresarial, de vida, entre outros.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS