Brasil,

APAS vê queda histórica do IPCA com otimismo, mas descarta índice menor em 2018

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Filipe Grecco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

APAS vê queda histórica do IPCA com otimismo, mas descarta índice menor em 2018

Inflação dos supermercados medida pela APAS/FIPE já demonstrava que o IPCA ficaria em um patamar abaixo da meta estipulada pelo governo.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do Brasil fechou 2017 em 2,95%, abaixo da meta estipulada pelo governo, que era de 4,5%. Para a Associação Paulista de Supermercados (APAS), este número reflete uma recuperação da economia, mas descarta que o índice de 2018 feche em um patamar ainda menor.

“Apesar do resultado animador para o consumidor em 2017, para o acumulado de 2018 a previsão da APAS é que os preços subam entre 3 a 4%. O nível de emprego no Brasil continuará aumentando e com melhora nos empregados com carteira assinada na iniciativa privada o que vai tornar a demanda mais robusta e sustentável. Além disso, a safra brasileira de 2018 não vai ser tão grande quanto em 2017, o que pode ajudar no aumento do IPCA”, avaliou Thiago Berka, economista da APAS.

Vemos o governo confiante que o IPCA ficará dentro dos limites da meta de 4,5% sendo que no momento o Banco Central no boletim Focus prevê 3,95% para 2018. Os alimentos e bebidas no IPCA foram os grandes responsáveis pelo resultado do ano de 2017, pois respondem com 24,5% das despesas familiares e fechou em queda acumulada de 1,87%, com resultados de deflação impressionantes em alguns subitens como arroz (-24,55%), e feijão (-40%). Estes valores compensaram os fortes aumentos em combustíveis e energia (+11,77).

Com a safra agrícola de 2018 entre 6 a 10% pior que a de 2017, pode-se esperar que os preços dos alimentos não irão ter esta deflação recorde observada, mas, ainda assim, não haverá choques de preço fortes. Completando o cenário, se a energia elétrica e os combustíveis mantiverem seus níveis, a inflação medida pelo IPCA será maior em 2018, porém, deve seguir abaixo da meta.

No caso dos produtos industrializados, também não deve haver muitas mudanças pois os reajustes salariais, indexados pelo índice de inflação passado virão bem abaixo de anos anteriores, sendo que no cenário externo, choques de câmbio não deverão ocorrer em escala perigosa pois as reservas brasileiras estão em níveis altos e a economia do país tanto internamente com o crescimento previsto de 3%, quanto com a balança comercial brasileira se comportando bem, não verá fuga de dólares, mesmo com os juros domésticos baixos e o plano econômico americano de Donald Trump tornando as empresas americanas mais atraentes. A mesma lógica vale para o setor de serviços.

Portanto, o resultado do IPCA deverá aumentar, em 2018, mas, ainda assim, ligeiramente abaixo da meta, representando um cenário interessante de economia crescendo com preços estáveis e baixos.

Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.415 associados, que somam mais de 3.160 lojas.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar