Brasil,

O futuro da pesquisa em Saúde: está em nossa “cultura”

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Pacheco Jordão
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Não há dúvida de que as grandes descobertas científicas mudaram a vida do ser humano para melhor. Mas, se uma descoberta revolucionária não puder ser realmente utilizada no mundo, para que serve? Dessa forma, em 2012, a Ajinomoto Co., Inc. (“Ajinomoto Co.”) encontrou uma oportunidade de fazer a diferença. Uma chance de disponibilizar uma das descobertas mais importantes da modernidade para o mundo inteiro.

“As pessoas não imaginam o volume pesquisas científicas que a Ajinomoto Co. realiza, especialmente na área de aminoácidos.Local: Rio de Janeiro, RJ

Não há dúvida de que as grandes descobertas científicas mudaram a vida do ser humano para melhor. Dessa forma, em 2012, a Ajinomoto Co encontrou uma oportunidade de fazer a diferença. Uma chance de disponibilizar uma das descobertas mais importantes da modernidade para o mundo inteiro.

O Prêmio Nobel de 2012 de Fisiologia ou Medicina foi concedido a John B. Gurdon e Shinya Yamanaka “pela descoberta de que células maduras podem ser reprogramadas para se tornarem pluripotenciais”. Assim como todos os animais, os seres humanos iniciam a vida como uma única célula: uma célula-ovo fertilizada, chamada zigoto. Essa célula se divide em duas, que se dividem em quatro e assim por diante, até que haja mais de um trilhão de células. Cada tipo de célula possui uma função diferente: as sanguíneas são diferentes das epidérmicas e neurônios são diferentes de células cardíacas. Assim, essa primeira célula, a que começou tudo, tem o potencial de se transformar em qualquer tipo no corpo humano. Em outras palavras, ela é pluripotente.

O valor potencial de criar diferentes tipos de células tem provocado pesquisadores por anos. Em 1868, o biólogo alemão Ernst Haeckel utilizou o termo célula-tronco para descrever o ovo fertilizado com o potencial de diferenciar-se em qualquer tipo de célula do corpo. Desde então, os cientistas têm sonhado com um futuro em que elas possam ser utilizadas para melhorar a saúde humana.

O grande desafio para a pesquisa: encontrar tais células. Em um determinado estágio inicial de desenvolvimento, um embrião é quase inteiramente formado por células-tronco, mas a utilização de células embrionárias para pesquisa ainda é tema de um debate ético. Células-tronco também podem ser encontradas no cordão umbilical após o nascimento de um bebê, mas nem têm acesso para o armazenamento. Células-tronco também estão presentes no corpo humano, mas em quantidades muito pequenas e, quando são removidas, não se dividem muito bem.

Fatores como esses limitaram a capacidade de pesquisa do potencial de células pluripotentes. Mas essa situação mudou consideravelmente há dez anos. Em 2006, Shinya Yamanaka conseguiu transformar células de rato adultas em células pluripotentes, que ele chamou de células-tronco pluripotentes induzidas(ou células iPS) e fez o mesmo com células humanas um ano depois. Essa incrível revolução significa que, em teoria, não seria mais necessário coletar células-tronco de embriões ou tentar encontrá-las no corpo humano. Poderíamos simplesmente criar células iPS.

Como a Ajinomoto Co. se enquadra nesse tema

Para que células iPS transformem-se em outros tipos de células, elas precisam se multiplicar. Para isso, elas precisam estar no ambiente correto. Esse ambiente apropriado é chamado de meio de cultura, que são coquetéis de aminoácidos, vitaminas, glicose, lipídeos, fatores de crescimento e pequenas quantidades de minerais essenciais para ajuda-las a se desenvolverem.

Em 2010, dois anos antes de ser agraciado com o Prêmio Nobel, Shinya Yamanaka fundou uma organização chamada CiRA - Centro de Pesquisa e Aplicação de Células iPS, com a missão de utilizar células iPS para novas terapias médicas. A Ajinomoto Co., líder mundial em pesquisa e produção de aminoácidos, foi a escolha natural para um projeto colaborativo de desenvolvimento de um meio cultural ideal para a pesquisa de células iPS do CiRA.

A Ajinomoto Co. tem utilizado seu conhecimento em aminoácidos para desenvolver produtos farmacêuticos há mais de 60 anos. Em 1956, foi a primeira empresa do mundo a produzir cristais de aminoácidos para infusões, produtos de nutrição enteral e ingredientes farmacêuticos. Mais tarde, desenvolveu uma série de produtos dietéticos elementares e outros produtos farmacêuticos.

StemFit®: a solução perfeita para a pesquisa de células-tronco

Convencionalmente, as células iPS foram cultivadas em um meio de cultura que incluiu células de rato e outros componentes derivados de animais e seres humanos. O StemFit® é altamente seguro porque o risco de contaminação biológica acidental é minimizado. Para confirmar essa questão, a Ajinomoto Co. consultou a Agência de Dispositivos Farmacêuticos e Médicos (Pharmaceutical and Medical Devices Agency, PMDA) do Governo do Japão, que, após processo de análise, determinou que o StemFit® não contém qualquer componente derivado de animais ou seres humanos. Além disso, o StemFit® é um meio de cultura de alto desempenho e qualidade. As células se proliferam a uma alta taxa de crescimento. Isso torna a pesquisa mais eficiente, mais econômica.

Avançando

Qual o próximo passo para a pesquisa de células iPS? Já no ano 2000, as orientações dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA determinavam que “… a pesquisa envolvendo células pluripotentes de seres humanos... promete novos tratamentos e possíveis curas para muitas doenças e lesões incapacitantes, incluindo doença de Parkinson, diabetes, cardiopatia, esclerose múltipla, queimaduras e lesões na medula espinhal”.

A área da descoberta de drogas também é animadora. As células iPS podem ajudar os pesquisadores a descobrirem novos tratamentos, com alguns dos trabalhos mais inovadores sendo conduzidos no CiRA. O professor Junya Toguchida elucidou o mecanismo da FOP (fibrodisplasia ossificante progressiva), uma doença debilitadora em que o osso cresce no tecido muscular e em qualquer outro lugar onde não deveria, e encontrou um medicamento candidato para tratá-la. A FOP é muito rara: estima-se que existam apenas 80 pacientes aproximadamente com essa doença no Japão, mas, devido ao uso de células iPS no desenvolvimento do medicamento, agora eles têm um motivo para ter esperança.

Outra iniciativa animadora do CiRA é o projeto Estoque de Células iPS para Medicina Regenerativa. O objetivo é gerar e armazenar um inventário de células iPS com uma alta probabilidade de serem aceitas pelo corpo dos pacientes. Já que os maiores obstáculos para a medicina regenerativa que utiliza células iPS eram o custo e o tempo necessários para produzir células iPS a partir de células somáticas, espera-se que a disponibilização desse estoque para instituições de pesquisa e hospitais de todo o mundo cause um grande impacto positivo. E, é claro, a utilização do meio de cultura StemFit®, da Ajinomoto Co, parte do protocolo padrão do CIRA.

Website: http://www.ajinomoto.com


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar