Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bitcoin sofre sua segunda divisão mas continua a se valorizar

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Valor que comprou 2 pizzas em 2010 poderia comprar mais de 4 milhões hoje

Em 22 de maio de 2010, um programador chamado Laszlo Hanyecz comprou duas pizzas usando 10.000 unidades da moeda digital chamada Bitcoin. Em 26 de outubro de 2017, com essa mesma quantidade de moedas, poderia comprar mais de 4 milhões de pizzas grandes no Brasil.

Com mais de 500% de valorização somente em 2017, o Bitcoin, que tem atraído, cada vez mais, a atenção de investidores, vive período turbulento, após sua segunda divisão. A primeira, ocorrida em 1º de agosto deste ano, gerou o Bitcoin Cash. A segunda ocorreu quando o Bitcoin dividiu-se novamente, em 24 de outubro, surgindo o Bitcoin Gold.

A independência em relação a qualquer autoridade central explica boa parte do apelo da bitcoin, mas também a torna mais vulnerável aos chamados “hard forks”, as divisões que ocorrem quando há diferentes visões dentro da comunidade que gerencia a criptomoeda.

De acordo com matéria divulgada recentemente no site da Bloomberg, existe uma divisão ideológica dentro dessa comunidade sobre quais caminhos a moeda deve tomar. Um grupo acredita que ela deve evoluir para atrair empresas convencionais e tornar-se mais atraente para o capital tradicional. Outro grupo gostaria manter as coisas como estão, deixando a moeda atuar mais como um ativo como o ouro ou como um sistema de pagamento.Na verdade, as mudanças dizem mais respeito ao Blockchain, que são as bases de registro das transações, que às moedas em si. Quando o Bitcoin foi criado, pensou-se em um modelo de registro das transações que fosse à prova de fraudes. Assim, todas as transações são registradas nos computadores dos milhares de “mineradores” da moeda, tornando impossível quaisquer alterações posteriores nesses registros, já que estão descentralizados, além de serem também mais transparentes.

Entretanto, para que isso ocorra, há um limite no número de transações que podem ser processadas simultaneamente. Consequentemente, os tempos de transação e as taxas de processamento tornam-se mais demoradas que a de outros serviços financeiros, como o dos cartões de crédito.

Entendendo isso como um impedimento para o crescimento contínuo da criptomoeda, um grupo de desenvolvedores defende que uma parte dos dados deva ser administrada fora da rede principal. Além de reduzir o congestionamento, dizem eles, isso também permitiria que outros projetos, como os contratos de seguro, por exemplo, com cláusulas de interesse apenas dos envolvidos, possam utilizar a tecnologia blockchain.

Do outro lado estão os mineradores, que utilizam computadores caros para verificar transações e atuam como a espinha dorsal do Blockchain. Eles propõem aumentar o limite do tamanho do bloco, já que levar os dados para fora da rede principal diminuiria sua influência. Liderando esta corrente, o chinês Wu Jihan, cofundador da Antpool, a maior organização de mineração do mundo, que já investiu milhões em torres de servidores gigantescas.

Sem conseguirem chegar a um consenso, a turma de Wu Jihan lançou o Bitcoin Cash, que aumentou o suporte dos blocos, de 1 MB para 8 MB, aumentando, consequentemente, a capacidade de processamento. Os críticos dizem, porém, que isso restringirá o número de mineradores com capacidade de processamento, aumentando a concentração destes.

Já o Bitcoin Gold segue o caminho contrário, tornando mais fácil para pessoas que não têm hardware especial minerar o ativo digital. Alguns grupos afirmam que o Bitcoin Gold não é um hard fork, mas uma mera altcoin, isto é, uma criptomoeda alternativa ao Bitcoin. Além disso, fala-se que o código para auditoria da moeda não está pronto. Outros “críticos”, mais contundentes, fizeram um ataque DDoS ao site do Bitcoin Gold, tirando-o do ar no dia do lançamento.

Apesar de todas essas turbulências, a fé nas moedas digitais parece não ter arrefecido, pois não foi registrado grandes quedas nas cotações. Atualmente, a bitcoin corresponde a 45% da capitalização total das criptomoedas. Em 21 de outubro, sua cotação atingiu a máxima histórica, equivalendo a US$6.147,07. Especialistas acreditam que ela ainda possa alcançar a marca de US$ 10 mil dentro de seis a dez meses.

Recente rumor de que a Amazon passará a aceitar o Bitcoin a fez valorizar ainda mais. Mas a moeda também tem seus críticos e céticos, como é o caso do diretor executivo do J.P. Morgan Chase, Jamie Dimon, que recentemente afirmou: "se você é burro o suficiente para comprar, você terá de pagar o preço um dia”.

Aqui no Brasil, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, alertou no último dia 16, durante evento em São Paulo, sobre o risco de bolha e formação de pirâmide nas operações do Bitcoin. Segundo ele, trata-se de um ativo sem lastro e as pessoas compram porque acreditam que a moeda vai valorizar. Quanto mais percepção de que o ativo vai se valorizar, mais pessoas compram e mais o preço de fato sobe. “Isso é a típica bolha ou pirâmide que existem na economia há centenas de anos”.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar