Brasil,

Arbitragem resolve conflito empresarial sem ônus de processos judiciais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marisa Abrantes Boroni Valério
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Arbitragem resolve conflito empresarial sem ônus de processos judiciais

Toda organização empresarial está sujeita a conflitos e confiar sua solução ao Judiciário é, além de moroso e caro, uma decisão de alto risco para a sobrevivência do negócio. Grande parte das empresas que desapareceram nos últimos anos enfrentou demoradas disputas judiciais, muitas ainda em andamento. Para o consultor Gino Oyamada, que orienta empresas na adoção das melhores práticas de governança e gestão, os instrumentos da governança corporativa atuam preventivamente para evitar que o conflito afete a companhia. Mas quando ele é inevitável, a solução deve ser buscada por meio da mediação e da arbitragem.

“Empresas com algum grau de governança – que já tenham um bom acordo de acionistas, por exemplo – conseguem atuar preventivamente sobre temas que são potenciais geradores de conflitos”, explicou Oyamada, que é sócio-gerente da consultoria 3G – Governança, Gestão e Gente, durante debate promovido nesta semana em Curitiba pelo Instituto Latino Americano de Direito Empresarial e Público (Iladep).

O Brasil não dispõe de boas estatísticas sobre o número de conflitos empresariais que têm sido resolvidos por meio de mediação e arbitragem. O volume tem crescido na última década, mas muito menos do que o ritmo de ações judiciais impetradas, na casa dos 112 milhões em 2016, com crescimento de 20% ao ano. “Para cada dois brasileiros, há uma ação na justiça. Enquanto isso, nos Estados Unidos, 95% dos litígios são resolvidos via mediação e conciliação”, aponta Oyamada.

Criar essa cultura entre os empresários e operadores do Direito brasileiro é um desafio urgente. “As empresas com governança corporativa instituem os institutos da mediação e arbitragem como caminho para a discussão de conflitos societários. Todos saem ganhando. A decisão arbitral tem valor de sentença judicial, é tomada por especialistas no assunto convidados pelas partes, com sigilo e celeridade garantidos”, diz o consultor.

Debate

O debate sobre “Mediação e arbitragem como forma de resolução de conflitos empresariais” foi o primeiro evento oficial promovido pelo Instituto Latino Americano de Direito Empresarial e Público (Iladep), criado no ano passado.

Participaram também o advogado e agente da propriedade industrial Carlos Eduardo Leme de Jesus, da Leme Marcas e Patentes, e Eduardo Amaral, especialista em compliance, da empresa Eticca Compliance.

Sobre a 3G Consultoria

A 3G Consultoria – Governança, Gestão e Gente trabalha junto a acionistas controladores, conselhos de administração ou conselhos consultivos das empresas, oferecendo soluções que proporcionem mais eficácia às suas dinâmicas de atuação e gerem resultados sólidos, consistentes e duradouros. As soluções oferecidas englobam ainda o desdobramento de diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração, alinhando a diretoria executiva às estratégias corporativas, de forma a assegurar alto desempenho e adoção das melhores práticas de governança e gestão. Mais informações no www.3gconsultoria.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar