Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

10 dicas para economizar com a manutenção de frotas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carol Silveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A gestão da frota de veículos na propriedade agrícola permite conhecer os gastos com manutenção e obter um planejamento financeiro eficiente. O combustível representa a maior parcela de todos os custos de uma frota de transporte no campo, conforme levantamento realizado pela GAtec, empresa especializada em desenvolvimento e implantação de soluções em gestão agroindustrial. Em caminhões canavieiros, o combustível pode chegar a mais de 50% do montante, segundo análise de performance de clientes do setor.

Na frota de caminhões de cana, 16,4% referem-se aos gastos com reparo e manutenção sendo que, deste volume, os pneus representam 26,4%, aponta o levantamento. “Os pneus merecem atenção, pois são fabricados com uma carcaça própria para ser reformada e exigem cuidados especiais como calibragem frequente e acompanhamento do desgaste”, explica Sandro Morete, diretor da GAtec.

Os gastos com manutenção básica - trocas de óleos, filtros e graxas - representam a menor parcela (aproximadamente 1,2%), indicando que trocar o óleo na hora certa não custa caro e evita uma série de desgastes prematuros das peças.

Morete aponta maneiras de promover a constante redução de gastos com combustíveis:

1- Conhecer o consumo médio da frota por modelo de equipamento e atividade. Um bom sistema de gestão deve registrar todos os abastecimentos, gerar crítica e alerta a consumos excessivos além de gráficos comparativos com indicadores de consumo com a produção no mesmo período.

2- Realizar a manutenção preventiva periódica nos equipamentos, inspecionando frequentemente os veículos que tem consumo abaixo da média.

3- Treinar motoristas com programas de Condução Econômica. Atitudes simples como desligar o motor durante longas paradas podem fazer uma diferença significativa no volume consumido.

4- Usar combustível de qualidade. Combustíveis de má qualidade podem conter solventes ou contaminantes que deterioram as peças do sistema de injeção e o primeiro reflexo disto é alteração do consumo.

5- Conhecer as marcas de pneus e modelos de carcaças e bandas de rodagens utilizados na frota, bem como o desempenho dos pneus reformados, quilometragem média por vida, custo por quilômetro rodado, índice de recapagens e estatísticas de motivos de perda das carcaças.

6- Usar o pneu correto em cada aplicação, com carcaça e banda indicadas de acordo com a carga transportada, tipo de terreno e de eixo (direcional, tração ou livre).

7- Realizar manutenção preventiva periódica do equipamento, evitando rodar com desalinhamentos ou problemas na suspensão que possam causar desgaste irregular e prematuro na banda de rodagem.

8- Realizar a manutenção constante da pressão, fazer rodízio e inspecionar os pneus periodicamente, procurando por avarias na banda e carcaça que possam ser reparadas a tempo de evitar a perda do pneu. O maior motivo de perda de pneus é pressão irregular.

9- Retirar o pneu no momento ideal para enviar a recapagem, protegendo a carcaça e garantindo um maior índice de recapabilidade.

10- Treinar motoristas com programas de Condução Segura. Atitudes simples, como uso correto do freio motor, relatar condições de alinhamento do veículo, observar a pressão do pneu (bater pneus) e evitar patinagens podem prolongar a vida útil dos pneus.

Sobre a GAtec

A GAtec é uma empresa de consultoria especializada no desenvolvimento e implantação de soluções em gestão empresarial, tendo como objetivo melhorar o desempenho dos clientes, agregando competitividade a seus serviços e produtos. É conhecida pelo mercado graças ao know-how incorporado pelos seus especialistas com mais de 30 anos de experiência no agronegócio, por seus sistemas de Gestão e transferências dos conhecimentos para as empresas. Esse diferencial faz com que os softwares atuem como ferramentas de otimização em processos, reduzindo custos e aumento a produtividade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar