Como os fornecedores podem ser parceiros estratégicos para seu negócio
A escolha de fornecedores é estratégica e pode ser decisiva para a eficiência e o sucesso dos empreendimentos.
Todo negócio precisa de empresas que abasteçam a sua companhia. Seja para produtos, serviços, sistemas ou até equipe (que é o caso do outsourcing). A escolha de fornecedores é estratégica e pode ser decisiva para a eficiência e o sucesso dos empreendimentos.
Muitos executivos fazem a gestão desse público preocupados apenas em conseguir melhores condições para negociar e fechar contratos, porém existem outros importantes fatores que devem ser levados em conta para consolidar um relacionamento estratégico. O mapeamento de fornecedores de acordo com o segmento de atuação da empresa e quais as metodologias e políticas a serem usadas para gerir esse grupo são alguns pontos de atenção.
Uma disciplina conhecida no campo de gestão da empresa, o Supplier Relationship Managemente (SRM) refere-se a um conjunto de práticas que direcionam a abordagem e o gerenciamento dos fornecedores dentro de um negócio. Porém, além de administrá-los, existem benefícios consequentes de tê-los como parceiros e agentes ativos e contribuintes na estratégia da companhia.
O relacionamento pode trazer benefícios mútuos
Principalmente no setor de serviços, quanto mais próximos os fornecedores forem de seus clientes, maior o alinhamento estratégico e produtividade. É possível ajudar os consumidores no entendimento de qual o melhor produto a ser lançado no mercado, direcionando seus esforços em funcionalidades que serão realmente utilizadas e necessárias para os usuários, por exemplo.
Com uma relação próxima e transparente, clientes e fornecedores podem unir forças em todas as fases do projeto. Em tempos de crise, esse relacionamento pode ser um diferencial competitivo para garantir que o produto e serviço gerem resultados positivos e com a menor chance de fracasso possível. Assim, é possível estabelecer uma parceria embasada na confiança, tornando viável uma melhora na relação custo-benefício entre as partes envolvidas ao identificar prioridades e abandonando custos extras.
*Rafael Cichini é CEO da Just, especializada no desenvolvimento de produtos digitais, há 8 anos entregando software, soluções pioneiras e consultoria para auxiliar empresas nos desafios para uma transformação digital
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