Porto premia parceiros e destaca iniciativas de sustentabilidade
Alinhado à estratégia de sustentabilidade da companhia, evento celebra fornecedores, oficinas e prestadores que concluíram a jornada de desenvolvimento ESG
Na última sexta-feira, 5, a Porto realizou a primeira premiação do “Programa de Responsabilidade na Cadeia de Valor”, iniciativa que reconheceu 95 parceiros que concluíram integralmente a jornada de desenvolvimento ESG promovida ao longo de 2025. A ação integra o Regenera, estratégia que estrutura os compromissos públicos de sustentabilidade da companhia para os próximos anos, e reforça o avanço da Porto na construção de uma cadeia mais ética, transparente e preparada para os desafios ambientais e sociais do setor.
Para esta primeira edição, cerca de 600 parceiros participaram de um calendário de encontros entre maio e outubro, em formatos híbridos e online, com conteúdos sobre gestão de resíduos, mudanças climáticas e direitos humanos. Além disso, foram capturadas as ações dos parceiros e fornecedores por meio de questionários, que serviram como forma de monitoramento da evolução do nível de maturidade nos critérios de sustentabilidade. Os encontros registraram média de NPS 85, chegando a 95 no último encontro.
Entre as organizações, 22 oficinas, 41 fornecedores e 32 prestadores cumpriram todos os requisitos e receberam o prêmio físico produzido em material reciclável. Também participaram do evento de premiação, Patricia Chacon, COO da Porto Seguro, Rodrigo Herzog, diretor de Sinistros Auto da Porto Seguro, e Patrícia Coimbra, diretora de Gente e Cultura da Porto.
“Ao desenvolver nossos parceiros, fortalecemos todo o ecossistema da Porto. Esta premiação mostra que sustentabilidade se constrói em rede. Celebramos o engajamento dos participantes e o caminho que percorremos juntos, reforçando nosso compromisso de evoluir continuamente a cadeia de valor com responsabilidade e impacto positivo”, afirma Patrícia Coimbra.
Lançado em 2025, o Regenera traduz o compromisso da Porto com ações sustentáveis e regenerativas, guiado pelo propósito de “cuidar do presente para regenerar o futuro”. A estratégia se apoia em quatro pilares: Valorização do Capital Humano e Impacto Social; Estratégia Climática e Circularidade; Produtos e Soluções Sustentáveis; e Engajamento da Cadeia de Valor - este último responsável por impulsionar o desenvolvimento sustentável a partir da relação com fornecedores, oficinas e prestadores, promovendo boas práticas e ampliando a transparência nas relações comerciais. A meta é monitorar 100% desses parceiros em critérios ESG até 2030.
Mesmo sendo o primeiro ano, o programa já provocou mudanças internas reais nas empresas participantes. Entre os principais destaques apresentados durante a cerimônia, estão: a criação de um Comitê de Sustentabilidade por um fornecedor, que ampliou de duas para seis suas iniciativas ambientais e sociais; a implementação, por uma oficina, de gestão rigorosa de resíduos e ações de eficiência energética, como iluminação LED e projeto de captação de água pluvial; e, entre prestadores, o uso de água de reuso na higienização de frota e o reforço da destinação certificada de resíduos críticos, como óleo, pneus e baterias.
O evento marca o encerramento do primeiro ciclo do programa e reforça o protagonismo da Porto em iniciativas de desenvolvimento sustentável no setor. Para os próximos anos, a companhia ampliará o escopo da jornada, com novos formatos e evolução metodológica, mantendo o objetivo de fortalecer relações com transparência, responsabilidade e impacto positivo coletivo.
Sobre a Porto
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema de soluções de serviços de proteção com tecnologia embarcada, para melhorar e facilitar a experiência do cliente. Com 80 anos de mercado, a companhia possui quatro unidades de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. A Porto conta com 18,1 milhões de clientes únicos, 13,9 mil funcionários, 13 mil prestadores e 47,5 mil corretores independentes. A empresa possui ainda sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. Fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay entre outras. Em 2024, a companhia apresentou R$ 37 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,7 bilhões. O momento é de aceleração do crescimento e expansão de novas frentes de negócio para lançar cada vez mais produtos inovadores e ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>