Brasil,

Associação esclarece denúncias sobre cancelamento unilateral de planos de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Agência Câmara Notícias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Comissão de Defesa do Consumidor realizou audiência para discutir a quebra unilateral de contrato por parte das operadoras de planos de saúde

O presidente da Associação Brasileira dos Planos de Saúde, Reinaldo Camargo, esclareceu denúncias sobre o cancelamento unilateral de planos de saúde por parte das operadoras. O tema foi debatido nesta terça-feira (4), em audiência pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.

Reinaldo Camargo afirmou que o cancelamento de planos familiares ou individuais só ocorre em casos de inadimplência ou fraude do usuário. Já nos planos empresariais, o cancelamento é realizado quando não há mais interesse de uma das partes em manter o contrato e, nesses casos, há uma notificação para que não seja cobrada multa, a exemplo do que acontece nos planos individuais.

'Se a operadora não comprovar a notificação para a agência reguladora de que ela fez isso, e o consumidor reclamar, a primeira multa para a operadora já é R$ 80 mil', ressaltou.

A reunião foi solicitada pelo deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), que citou relatos de rompimento unilateral de contratos pelos planos de saúde, “deixando milhares de segurados sem atendimento médico”.

Notificação prévia
Sobre os planos empresariais, a representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Simone Sanches, disse que, por se tratar de um contrato entre empresas, a agência entende que há uma negociação em pé de igualdade e, por isso, não há uma regulamentação tão rígida como em relação aos planos individuais, realizados por pessoas físicas.

'A lei coloca que deve haver uma notificação prévia para que o consumidor não seja surpreendido com o fato de não ter mais o direito à assistência à saúde, muito provavelmente em um momento de extrema vulnerabilidade', declarou.

A representante da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Sônia Amaro, pediu alterações na legislação para que os planos coletivos sejam tratados de mesma forma que os planos individuais em relação ao cancelamento unilateral, como forma de proteger o consumidor que, segundo ela, não pode ter sua saúde tratada como mero negócio.

Prejuízos
O representante da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Nizar Nidrei, destacou que as pequenas e microempresas são responsáveis por mais de 50% da massa salarial brasileira e, mesmo assim, são diretamente prejudicadas pela regulamentação atual dos planos de saúde.

Já o deputado Marco Tebaldi afirmou que a situação dos consumidores frente aos planos de saúde é muito delicada. 'No fundo, quem paga sempre esse pato é o consumidor. Tem uma fórmula para fazer a composição da parcela que inclui todos os custos, inclusive o risco', criticou.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar