Brasil,

Dicas de investimentos para quem está começando

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aigo Pyles
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dicas de investimentos para quem está começando

Conheça os melhores investimentos e descubra como utilizar cada um

“O investimento no Tesouro consiste na aquisição de títulos públicos e os rendimentos pagos são calculados com base na taxa Selic - Aigo PylesLocal: Goiânia - GO

Ter dinheiro aplicado em um investimento que seja, ao mesmo tempo, seguro e rentável é um dos principais anseios de quem busca independência financeira. No entanto, cada aplicação tem suas próprias características, que se encaixam melhor em situações específicas, o que pode deixar as pessoas que estão querendo entrar no mundo dos investimentos um pouco confusas.

Por isso, é preciso analisar com cautela quais são as suas possibilidades e os seus objetivos para poder identificar qual a modalidade de investimento que mais se adequa em seu caso.

Dois fatores são fundamentais nessa análise: o montante que você quer aplicar e o tempo que você quer deixar o dinheiro investido. Isso porque alguns investimentos exigem um tempo mínimo antes do resgate, o que pode ser não muito conveniente para as pessoas que precisam de um retorno rápido.

Além disso, outras aplicações exigem um valor mínimo de capital inicial ou até mesmo estabelecem um tempo máximo para a permanência do dinheiro.

Considerando esses fatores principais, Aigo Pyles, fundador da Genesis Associados (http://genesisassociados.com) - empresa de assessoria em planejamento financeiro patrimonial -, selecionou quatro investimento e as principais dicas de cada um deles para quem está começando.

Fique por dentro de tudo o que é necessário para aplicar seu dinheiro de forma segura e vantajosa, a seguir:

Poupança

O mais conhecido e simples dos investimentos é o mais utilizado pelos brasileiros, chegando a representar 69,5% das aplicações realizadas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em 2016. No entanto, nem todas as pessoas que optam pela caderneta sabem de todos os recursos que ela oferece e as melhores formas de aproveitar o investimento.

O “aniversário” do rendimento é a primeira coisa que você precisa ter ciência. A aplicação rende mensalmente e, caso você retire o dinheiro antes desse vencimento, não irá receber o rendimento que, nesse caso, se torna nulo. No longo prazo, esse erro representa a desvalorização do seu dinheiro, que permanece igual em um contexto de inflação.

Tesouro Selic

O Tesouro Direto é também bastante conhecido, mas gera bastante dúvidas ainda. O investimento no Tesouro consiste na aquisição de títulos públicos e os rendimentos pagos são calculados com base na taxa Selic.

As regras para o investimento permitem somente aplicações acima de R$ 30,00 e que sejam superiores a 1% do valor de cada título do Tesouro. É possível adquirir frações de valores variados, cujos preços, taxas de rendimento e vencimentos podem ser conferidos no site oficial do Tesouro Direto (http:\\tesouro.fazenda.gov.br).

Essa aplicação é mais vantajosa para quem prefere a segurança em detrimento a taxas de rendimento muito altas – ou seja, você terá um retorno seguro e estável.

Uma outra vantagem bastante favorável do investimento em Tesouro Selic é o desconto no imposto de renda. A alíquota de 22,5% é aplicada para investimentos feitos em até 180 dias; de 181 a 360 dias, o valor cai para 20%; entre 361 a 720 dias, alíquota será de 17,5% e, acima de 721 dias, será aplicada a taxa de 15%.

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Se, no Tesouro Selic, o seu dinheiro está disponível para uso do governo, no Certificado de Depósito Bancário (CDB) ele fica à disposição do banco. É como se você emprestasse o seu dinheiro para eles que, por sua vez, irão usá-lo para outras movimentações financeiras e empréstimos.

A taxa de rendimento é bem próxima da taxa Selic e bastante favorável no que diz respeito à valorização do capital. Esse tipo de investimento é ideal para quem quer rendimentos bons a médio prazo.

O risco é baixo, já que essa modalidade de aplicação é regulada pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre os prejuízos dos clientes em caso de falência do banco. No entanto, a restituição tem o limite de R$ 250.000,00. Ou seja, se o valor que você pretende investir for maior, não vale a pena correr o risco.

Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

Se você quer boas taxas de rendimento, tem um valor mais alto para aplicação e não se importa de receber os rendimentos a longo prazo, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é uma das opções mais indicadas. Esse investimento disponibiliza dinheiro para as frentes de empréstimo e financiamento para agronegócio e oferece bons descontos no imposto de renda devido aos incentivos fiscais que o governo oferece para poder movimentar o setor agrário.

No entanto, o capital inicial de investimento precisa ser mais alto e a data de vencimento é bastante extensa, sendo que muitas das aplicações não podem ser resgatadas antes de um ou dois anos. Por isso, esse investimento só deve ser feito quando há a certeza de que o dinheiro não precisará ser usado antes disso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar