“80% da prevenção é cultural e não tecnológica”
Diretor de TI do SEPRORGS, Marcus Sperb, falou sobre segurança da informação em workshop promovido pelo SINDSEGRS
Acessar redes sociais do celular, responder um e-mail pelo tablet e até mesmo acessar o banco através do computador. Estas situações já se tornaram tão comuns que fazem parte da rotina de todos. Porém, como garantir a segurança dos dados na internet? Este foi o tema abordado no workshop promovido pelo SINDSEGRS na quinta-feira (28). Para o diretor de TI do SEPRORGS, Marcus Sperb, 80% da prevenção é cultural e não tecnológica. “Não existe nada 100% seguro. O que é efetivo é a educação do usuário e estabelecer políticas de segurança que sejam do conhecimento de todos”, explicou.
O futuro, segundo Sperb, será cada vez mais conectado e será possível controlar a distância objetos e serviços. “A internet das coisas está chegando com força. E o que vai estar em todos os dispositivos é a internet. Por isso, falar sobre segurança da informação é cada vez mais importante”, destacou o diretor de TI. Para se proteger, as recomendações são: políticas de segurança, excelente antivírus e backup frequente.
Achar que antivírus é tudo a mesma coisa e optar por versões gratuitas encontradas na web é um erro muito comum cometido pela maioria das pessoas. “O que eu sempre falo é que não adianta comprar a tecnologia e não saber configurá-la corretamente”, afirmou. Os recentes ataques hackers a nível mundial mostrou o quão expostos todos estão em relação a seguranca da informação. O desafio é a grande força motriz do hacker, então é preciso sempre estar buscando proteger seus dados e fazer regularmente backup das informações. “Já vimos empresas perderem todos seus dados em incêndio e precisarem fechar, pois o único backup que havia ficava dentro da própria empresa”, disse Sperb.
A entrada de um vírus ou malware no computador pode ser detectada através de um antivírus ou até mesmo pelo usuário. “Um dos principais sinais é a lentidão súbita do sistema ou dificuldade de acessar arquivos e documentos. Nestes casos é sempre bom chamar o quanto antes o técnico para fazer uma varredura no sistema”, alertou. Baixar programas, filmes e músicas piratas também é uma maneira fácil de ficar exposto a hackers.Sperb também orientou a nunca clicar em links de desconhecidos e sempre desconfiar de e-mails de banco e com fotos.
------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>