Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista aponta atitudes para buscar promoções no trabalho

Especialista aponta atitudes para buscar promoções no trabalho

Segundo o consultor coorporativo Pedro Zaros, comportamento do funcionário é fundamental para subir na empresa

Faz parte da vida profissional o desejo de alcançar cargos maiores dentro do ambiente em que trabalhamos, seja a empresa pequena, média ou grande. O reconhecimento, via de regra, traz novas responsabilidades, maiores ganhos e ajuda na autoestima de quem subiu na hierarquia. Por isso é importante considerarmos alguns comportamentos que podem ajudar nesta busca pelas promoções no trabalho.

Para o consultor corporativo Pedro Zaros, da Zaros Escola de Negócios, os trabalhadores devem ter em seu comportamento elementos que atraiam o olhar dos gestores, sejam eles gerentes, diretores ou mesmo proprietários, no caso de empresas menores.

“As empresas já perceberam que é muito mais interessante capacitar o próprio colaborador para galgar posições do que recrutar e treinar alguém de fora, correndo o risco da integração do novo membro não ser tão serena”, explica Zaros.

Para quem quer ser lembrado na hora de uma promoção, o especialista elenca algumas atitudes que ajudam a se destacar nas grandes empresas:

- Conheça a empresa em que trabalha

Parece óbvio, mas não é. Conhecer a empresa, sua história, os processos pelos quais o produto passa e não só a tarefa específica que é de sua responsabilidade, faz com que as chances de promoção aumentem. “Vale lembrar que é importante que o funcionário conheça previamente e identifique-se com os valores da empresa. Sem esta identificação, é comum com o tempo que ocorram atritos, e isso não é benéfico para o ambiente de trabalho como um todo”, destaca Zaros. Mas essa identificação precisa ser verdadeira, caso contrário a insatisfação acaba influenciando a produtividade.

- Reconheça seu papel no processo

“É como aquela história dos dois pedreiros. Enquanto um dizia que assentava tijolos, o outro responde que estava erguendo uma catedral. Reconhecer sua importância para o produto final, valorizar a função, identificar onde pode melhorar a tarefa, tudo isso conta pontos na hora de uma promoção”, ensina o especialista.

- Aprenda sempre

“Nunca deixamos de aprender. Podemos estar no mais alto cargo de uma empresa e ainda assim, estamos aprendendo o tempo todo”, enfatiza Zaros. É preciso ter isso em mente. Quanto mais alto o cargo, menores são as chances de promoção, mas ainda assim, é tempo de aprender coisas novas.

- Mostre que deseja subir

Apesar da maioria de propostas de promoção partir dos gestores, isso não impede que a pessoa interessada converse com seus líderes ou com o setor de Recursos Humanos, mostrando suas intenções de crescimento na organização, deixando claro seu interesse em se candidatar, caso alguma nova vaga apareça. “Neste caso, é preciso estar preparado para ouvir um não. Pode ser que, para o superior, ainda não seja a hora. Também é importante não deixar margem para equívoco. O funcionário demonstrar que deseja subir na empresa, não pode ser considerado uma ameaça ao gestor”, observa Zaros.

- Demonstre segurança e tenha paciência

O colaborador já se capacitou, está em sintonia com os valores da empresa, já mostrou que está disposto a subir e a promoção não chega. Isso mesmo, ela pode demorar ainda. “A questão tempo de espera está fora do nosso controle. Muitas vezes demora mesmo. É preciso que o profissional não se desmotive, não fique frustrado”, pondera o consultor empresarial. Ainda que as competências e habilidades estejam confirmadas, a empresa precisa “sentir” que o funcionário deve suportar as novas responsabilidades que virão com o novo cargo.

- Mantenha um bom relacionamento com os colegas

Lembra do ditado: “contrata-se pelo currículo, mas demite-se pelo comportamento”? Pois é verdade. Prova disso é que a promoção para alguém que se comporta com cordialidade com todos, sejam superiores ou inferiores, nunca gera constrangimento ou inveja. “Um bom relacionamento interpessoal é essencial para ascensão na empresa, eu diria até para manter o emprego” conclui Zaros.

- E depois da promoção?

Conquistada a promoção, o empenho dedicado a desenvolver as competências se volta para entregar os resultados esperados pela empresa que está apostando no funcionário. “Ser promovido não significa acumular funções. É hora de seguir em frente. Nada de tentar continuar dando conta da função anterior e da nova. Não acumule trabalho, proporcione que outra pessoa se desenvolva também”, finaliza Zaros.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS