Brasil,

Qual é o melhor investimento para você?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Toda Comunicação
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Qual é o melhor investimento para você?

Coach financeiro explica a diferença entre renda fixa e variável

Se você sonha com a independência financeira após - ou até mesmo antes - de atingir a sua aposentadoria, o coach financeiro Robson Profeta diz que, antes de mais nada, é preciso fazer uma profunda reflexão sobre as suas finanças. “Você precisa descobrir qual é o número que paga todos os seus gastos e te permite viver uma vida confortável, para, então, descobrir que tipo de investidor você é e conseguir chegar a esse número”, afirma o especialista.

Robson diz que quando se trata de investir dinheiro, há duas formas de renda: fixa e variável. “Na renda fixa, a sua remuneração é pré-definida. E pode ser subdividida em pós e pré-fixada. Na pós-fixada, você contrata um investimento e, no final, de acordo com a variação, você terá um rendimento. Por exemplo, se no começo do período você resolver aplicar no tesouro SELIC, supondo que este esteja a 13% bruto ao ano, você já sabe que ao final do período, irá receber esses 13%. Caso caia para 12%, é isso que você receberá. Você sabe quanto é a SELIC, mas você não sabe qual será o seu rendimento final, embora consiga ter uma boa noção”, explica.

Na renda pré-fixada, segundo Robson, o investidor já sabe quanto vai receber desde o início. “Você pode fazer um pré-fixado de 12% ao ano, mesmo a SELIC sendo 13%. Dessa forma, você está apostando que esses 12% serão maiores - e se prevenindo de, por exemplo, cair para 11%. Uma pessoa que investe em pré-fixado está apostando que esse valor será melhor do que o pós-fixado. Ao contrário de quem investe em pós-fixado e quer acompanhar um indexador”, comenta o especialista.

Já na renda variável, o coach diz que o investidor não tem ideia do rendimento que terá. “Você pode ter um rendimento muito alto, como pode ter um rendimento muito baixo, ou até mesmo perder dinheiro. Um bom exemplo é a bolsa de valores. Você pode comprar uma ação agora por 100 reais e daqui a cinco minutos ela ter um crescimento de 10%, ou despencar 20%. Você não tem como saber o que vai acontecer e não tem controle sobre o seu investimento. Dessa forma, é muito mais arriscado. Entretanto, ela também pode te dar um rendimento muito maior do que a renda fixa”, destaca o especialista.

Robson completa que é uma questão de proporção. “Existe uma regra em finanças que diz que quanto mais risco você está disposto a correr, mais chance de ganhar você tem. Se você só quer arriscar pouco, o rendimento será igual. De uma maneira geral, depende muito do seu perfil e quanto dinheiro você tem para investir. Eu recomendo que iniciantes comecem devagar e aos poucos, conforme vão tendo mais conhecimento, arrisquem mais. De qualquer forma, o importante é começar o mais rápido possível a planejar a sua independência financeira”, conclui.


------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar