Cultura pet friendly cresce: ROYAL CANIN mostra vantagens para animais e responsáveis
Prática adotada pela companhia considera os impactos na rotina e na saúde emocional
Comportamentos associados à ansiedade de separação, como inquietação, vocalização excessiva e dificuldade de relaxar na ausência do responsável, têm sido observados com mais frequência em pets que passaram longos períodos acompanhados por quem cuida deles, especialmente em contextos de mudança na dinâmica de permanência em casa.
Atenta a essa realidade, a ROYAL CANIN® mantém a política pet friendly como parte de sua cultura organizacional, considerando os efeitos positivos para a saúde de gatos e cães e também de seus responsáveis. Implementada nos escritórios da Mars no Brasil desde 2012, a iniciativa visa promover o bem-estar dos colaboradores e reforçar a guarda responsável de pets, além de incentivar ambientes corporativos mais abertos à convivência com animais no país.
Leticia de Castro Melhado, Coordenadora de Trade Marketing da Royal Canin Brasil, está entre os associados — como a empresa denomina seus colaboradores — que levam seus pets ao escritório. Ela costuma ir acompanhada de seu spitz alemão, Panetone, e afirma: “Não me sinto confortável em deixá-lo sozinho em casa. Trabalhar em uma empresa que permite que eu leve o meu pet me deixa mais tranquila para seguir com as minhas atividades diárias. Além disso, o Panetone é sempre muito bem recebido no escritório”.
Um levantamento conduzido pelo Hospital Veterinário Banfield, nos Estados Unidos, em 2020, mostrou que 91% dos colaboradores relataram diminuição do sentimento de culpa ao poder levar os animais ao trabalho, enquanto 93% perceberam redução do estresse — sete em cada dez consideram o impacto extremamente positivo. De forma complementar, uma pesquisa da plataforma LiveCareer, realizada com 1.065 pessoas em 2021, indica que a presença dos pets no ambiente profissional está associada à percepção de um clima mais leve e integrado, além de uma avaliação mais positiva do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Para Juliana Gonçalves, Diretora de Recursos Humanos da Royal Canin Brasil, a política reflete a forma como a companhia prioriza esse cuidado em ações do dia a dia. “Para nós, gatos e cães estão em primeiro lugar. Permitir que os associados tragam seus pets ao escritório contribui para um ambiente mais acolhedor, colaborativo e equilibrado, sempre com responsabilidade e foco no bem-estar de todos”, afirma.
A ciência ajuda a explicar esses efeitos. Estudos conduzidos pela Waltham Petcare Science Institute, Centro de Ciências da Mars Petcare, demonstram que a convivência positiva entre humanos e cães, por exemplo, estimula a liberação de oxitocina em ambos, hormônio associado à sensação de segurança, ao apego e à redução do estresse. Esses vínculos também estão relacionados a respostas fisiológicas mais equilibradas, como menor frequência cardíaca e pressão arterial em situações de estresse.
Do ponto de vista prático, a diretriz foi estruturada para priorizar o conforto dos animais, sem interferir na rotina de trabalho. Os escritórios estão aptos a receber gatos e cães ao longo da semana, sem a definição de dias específicos, desde que sejam respeitados critérios claros de convivência, organização e agendamento prévio, garantindo condições adequadas para todos. Os pets devem ser sociáveis, estar com a vacinação em dia e permanecer sob a supervisão constante de seus responsáveis, assegurando uma experiência positiva.
A política pet friendly integra um conjunto mais amplo de práticas adotadas pela Royal Canin voltadas ao cuidado com os pets e ao apoio aos seus responsáveis, incluindo, entre outras, as licenças PETernidade e por luto do pet, concedidas em casos de aquisição/adoção ou falecimento do animal de estimação.
Sobre a ROYAL CANIN®
A ROYAL CANIN®, marca que oferece Saúde Através da Nutrição para gatos e cães, parte do Grupo Mars Inc., foi fundada pelo Médico-Veterinário Dr. Jean Cathary, em 1968. Ao longo dos anos, ultrapassou os limites da nutrição e do conhecimento, sempre pautada em ciência e observação, para o desenvolvimento de dietas que atendam as necessidades individuais de cada pet, conforme sua idade, raça, porte, estilo de vida ou sensibilidade específica. Operando em 120 mercados, conta com mais de 8.000 associados ao redor do mundo, dentre eles 400 Médicos-Veterinários e Nutricionistas. Administra 17 fábricas e 2 pet centers, incluindo 1 centro de inovação e 7 laboratórios da rede Mars. No Brasil desde 1990, sua fábrica está instalada em Descalvado, interior de São Paulo, e disponibiliza mais de 230 diferentes alimentos disponíveis em canais especializados, em mais de 15 mil pontos de vendas no país. A ROYAL CANIN® se preocupa em gerar valor não somente para os pets, mas também para as pessoas e o planeta, promovendo um ecossistema mútuo e garantindo um futuro viável para as próximas gerações. Para saber mais visite o site.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário