Brasil,

Akad Seguros aponta cinco cuidados essenciais para clínicas e escritórios em 2026

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Virgílio Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para a seguradora, retomada das atividades no início do ano com novos contratos e maior fluxo de operações amplia a exposição a riscos jurídicos e financeiros

O início do ano marca a retomada das atividades em clínicas, escritórios e empresas de serviço. Com agendas reabertas, equipes completas e novos contratos em negociação, cresce também a exposição a riscos operacionais, jurídicos e financeiros. Na avaliação da Akad Seguros, esse é um momento estratégico para revisar processos, responsabilidades e a estrutura de proteção do negócio.

Pensando nesse cenário, a seguradora reuniu cinco pontos de atenção que funcionam como um guia prático para clínicas e escritórios iniciarem o ano com mais segurança, previsibilidade e organização — especialmente em um ambiente de maior judicialização, exigências contratuais mais rigorosas e clientes cada vez mais atentos à qualidade dos serviços prestados.

1) Revisar responsabilidades profissionais e operacionais

A retomada das atividades costuma trazer aumento no volume de atendimentos, projetos e decisões. Clínicas e escritórios devem revisar quais riscos estão associados à atuação profissional, às orientações prestadas e às decisões tomadas no dia a dia. O seguro de Responsabilidade Civil Profissional (E&O) é fundamental para proteger contra reclamações decorrentes de erros, omissões ou falhas na prestação de serviços.

2) Avaliar riscos ligados à gestão e à administração do negócio

Além da atuação técnica, muitos litígios surgem de decisões administrativas, societárias ou de gestão. Para empresas estruturadas como pessoa jurídica, o de Responsabilidade Civil de Administradores (D&O) ajuda a proteger sócios, diretores e gestores contra reclamações relacionadas a atos de gestão, ampliando a segurança jurídica em um momento de planejamento e tomada de decisões estratégicas.

3) Atenção redobrada a contratos, prazos e obrigações legais

O início do ano concentra renegociações contratuais, novas parcerias e exigências formais de clientes e fornecedores. Revisar cláusulas, prazos, responsabilidades e garantias exigidas é essencial para evitar descumprimentos que possam gerar multas, ações judiciais ou prejuízos financeiros. Em muitos casos, seguros de Garantia podem ser aliados importantes para dar suporte a obrigações contratuais específicas.

4) Reforçar processos internos e documentação

Falhas operacionais, falta de registros ou comunicação inadequada com clientes estão entre as principais origens de disputas judiciais. O início do ano é um bom momento para revisar protocolos internos, contratos-padrão, termos de aceite e políticas de atendimento. A combinação entre boas práticas operacionais e seguros adequados reduz significativamente a exposição a riscos.

5) Integrar seguros ao planejamento financeiro do negócio

Mais do que um custo, os seguros devem ser encarados como instrumentos de proteção patrimonial e continuidade do negócio. Incorporar o E&O, o D&O e outras soluções ao planejamento financeiro ajuda o empreendimento a crescer de forma sustentável, assumir novos projetos e operar com maior tranquilidade ao longo do ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar