Marco Legal fortalece papel consultivo do corretor, avalia CEO da Wiz Co
A entrada em vigor do Marco Legal dos Seguros marca uma mudança estrutural na relação entre corretores, seguradoras e clientes. Para o CEO da Wiz Co, Marcus Vinícius de Oliveira, a nova legislação não apenas atualiza regras, mas redefine o papel do corretor como agente central de confiança, transparência e orientação ao longo de todo o ciclo do seguro.
Segundo o executivo, o corretor passa a ter uma atuação ainda mais estratégica e próxima do cliente, especialmente diante das novas responsabilidades impostas pela lei. “O papel do corretor torna-se ainda mais essencial. Além de garantir que prazos sejam cumpridos, como de cinco dias para a entrega dos documentos confiados pelo cliente, o corretor se torna cada vez mais parceiro direto dos clientes, tendo por responsabilidade informar todos os itens das apólices, tirar todas as dúvidas e deixar muito claro todos os benefícios e coberturas das apólices”, afirma.
Na avaliação da Wiz Co, o Marco Legal é um divisor de águas para o ecossistema de seguros no Brasil. “Ele não apenas moderniza normas que estavam defasadas, mas coloca o cliente no centro da estratégia, exigindo que a transparência seja a base de qualquer contrato”, reforça Marcus Vinícius.
A nova legislação também fortalece a função do corretor como elo entre as partes, papel que, na visão da companhia, ganha ainda mais relevância. “Na verdade, o fortalecimento da relação entre cliente e seguradora é papel fundamental do corretor de seguros e é um dos pilares mais importantes da nova lei. O corretor é a ponte entre as seguradoras e seus clientes e quanto mais forte, bem iluminada e segura for essa ponte, melhor será a relação entre as duas pontas”, destaca o CEO.
Com a formalização do prazo de cinco dias para a entrega de documentos sob guarda do corretor, a organização e a criação de processos passam a ser indispensáveis na rotina da corretagem. Para Marcus Vinícius, esse cuidado precisa estar integrado ao atendimento consultivo. “O corretor precisa se organizar para entender que cada cliente é único e precisa ser atendido de maneira consultiva. Dessa forma, estar atento aos prazos passa a fazer parte da rotina do corretor”, explica.
Para apoiar esse novo cenário regulatório, a Wiz Co tem investido em soluções tecnológicas que tornam os processos mais rápidos e seguros. “Para cumprir o prazo é essencial um atendimento com transparência e agilidade. Na Wiz, adotamos ferramentas que tornam o processo mais rápido e assertivo”, afirma o executivo.
Entre essas soluções está a Wiz Pro, plataforma tecnológica estratégica da Wiz Co, concebida como uma solução ‘full solution’ e ‘high tech’ para consolidar e modernizar a gestão de seguros, crédito e consórcios. Segundo Marcus Vinícius, por ser White Label e multitenant, a ferramenta permite acesso centralizado a funcionalidades customizadas para vendas, operações e engajamento, com uso de Inteligência Artificial para agilizar processos como a validação de documentos.
Outro ponto reforçado pelo Novo Marco Legal é o dever de informação clara ao cliente. Para o executivo, cabe ao corretor traduzir o contrato de seguro e garantir pleno entendimento por parte do segurado. “Traduzir as especificações dos produtos de seguro é sair do tecniquês, muitas vezes aplicados em contratos e apólices, e garantir que os clientes entendam absolutamente tudo que está descrito”, afirma.
Isso inclui, segundo Marcus Vinícius, explicar coberturas, exclusões, prazos, benefícios, obrigações das partes e procedimentos em caso de sinistro. “É garantir que os clientes saibam exatamente o porquê estão contratando o seguro, seus direitos e deveres, bem como os direitos e deveres das seguradoras”, completa.
Apesar dos avanços tecnológicos e do uso crescente de plataformas digitais e Inteligência Artificial, o executivo reforça que o diferencial competitivo do corretor segue sendo humano. “O foco central permanece no cliente. O corretor não deve perder de vista o elemento mais importante a ser conquistado e que será o seu grande diferencial competitivo: a confiança”, enfatiza.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>