Unimed do Brasil assume a gestão assistencial dos beneficiários da Unimed Fer
Atuação estruturada inclui recomposição da rede, implantação de nova governança operacional e viabilização de mais de 240 mil atendimentos nas cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias em 28 dias
A Unimed do Brasil assumiu, em 20 de novembro de 2025, exclusivamente a cogestão assistencial de mais de 204 mil beneficiários da Unimed Ferj nas cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, nos termos da Resolução Normativa nº 517/2022, por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Entre 6 de janeiro e 2 de fevereiro de 2026, a Unimed do Brasil viabilizou na rede prestadora cerca de 240 mil atendimentos e procedimentos em saúde. Além disso, foi implantada nova governança operacional, com indicadores assistenciais e regulatórios compatíveis ou superiores aos demais agentes do setor.
Diante de desafios como clientes sem contratos formalizados, inconsistência de dados assistenciais e inadimplência com relação à rede prestadora e médicos cooperados da Unimed Rio, as seguintes medidas foram tomadas pela Unimed do Brasil:
- retomada do diálogo com a rede prestadora, com múltiplas rodadas de alinhamento e renegociação;
- mapeamento completo da rede assistencial ativa e inativa, identificando pontos críticos de ruptura;
- reforço imediato da oferta assistencial, com ampliação do atendimento médico por meio de plataformas digitais, de forma complementar à rede credenciada, assegurando vazão à demanda reprimida;
- reabastecimento emergencial dos recursos próprios;
- implantação do sistema de gestão da operadora e migração dos dados de mais de 204 mil beneficiários das cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias, em 6 de janeiro;
- atuação direta para estabilização financeira mínima, priorizando pagamentos críticos e insumos essenciais à assistência.
Nesse mesmo período, a Unimed do Brasil firmou contrato diretamente com prestadores (clique aqui e confira). A cobertura contempla hospitais gerais, clínicas especializadas, serviços de oncologia, pediatria, diagnóstico por imagem e telessaúde. No momento, estão em negociação outros contratos com o objetivo de fortalecer a acessibilidade e garantir a continuidade da assistência.
A Unimed do Brasil também fechou parceria com a Unimed Rio, para garantir a retomada do atendimento dos médicos cooperados. O primeiro pagamento integral referente aos honorários prestados desde o início do contrato está sendo realizado na data de hoje (4 de fevereiro), após envio do extrato de produção médica pela administração da Unimed Rio.
Todos esses movimentos e mudanças estruturantes que estão sendo implementados têm sido regularmente comunicados aos clientes e à rede prestadora, tal como mudança no número de identificação do cartão dos beneficiários. A Unimed do Brasil também mantém e divulga canais de relacionamento com os clientes, que estão disponíveis no app do cliente e nos sites da Unimed do Brasil e da Unimed Ferj.
A Unimed do Brasil reconhece a importância da continuidade da operação do hospital Unimed, localizado na Barra da Tijuca, contudo é imprescindível a resolução do litígio judicial em curso entre Unimed Rio e Unimed Ferj, além da garantia jurídica de não sucessão das dívidas pendentes desses serviços, tema que segue em tratativas. Durante esse período, estão sendo custeados cerca de 100 leitos para internação.
A Unimed do Brasil reitera que ainda há etapas a serem consolidadas para a completa reestruturação do atendimento a esses beneficiários e segue dedicada à estabilização da assistência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>