LinkedIn lança busca avançada com IA em português para facilitar oportunidades
Ferramenta baseada em termos do dia a dia já realizou 25 milhões de buscas por semana em todo o mundo. O Brasil é destaque na adesão à IA para alavancar a carreira.
O LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, está expandindo globalmente – inclusive em português – a sua nova ferramenta de busca baseada em termos do dia a dia, que utiliza inteligência artificial para transformar a maneira como profissionais encontram vagas na plataforma. A experiência já conta com mais de 1,3 milhão de usuários(as) ativos(as) por dia, somando mais de 25 milhões de buscas semanais em inglês em todo o mundo, e começou a ser disponibilizada neste mês em português.
O diferencial da nova busca é permitir que as pessoas utilizem frases simples e cotidianas para procurar vagas, sem a necessidade de adaptar o vocabulário ao formato tradicional das plataformas de recrutamento. O objetivo é ampliar o acesso a oportunidades, mesmo para quem não domina termos técnicos ou estratégias específicas de busca.
Ao encontrar uma vaga de interesse, o profissional pode ainda contar com o recurso de compatibilidade entre perfil e oportunidade, que mostra quais cargos têm mais aderência às suas habilidades - ajudando a focar em candidaturas mais estratégicas, com maior chance de sucesso.
“A nova busca por inteligência artificial representa um avanço importante na forma como usamos a tecnologia para tornar a busca por emprego mais acessível, eficiente e alinhada às reais necessidades dos(as) profissionais. Ao simplificar a forma de pesquisar e oferecer recomendações com base em dados e habilidades, conseguimos reduzir barreiras que antes limitavam o acesso a oportunidades qualificadas. Em um cenário de alta competitividade e transformação acelerada, o papel do LinkedIn é justamente apoiar essa jornada com soluções tecnológicas que conectem o potencial das pessoas às exigências concretas do mercado”, afirma Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África.
Nesse contexto, o Brasil se destaca entre os países com maior uso de inteligência artificial como aliada na busca por oportunidades.
- 39% já usaram ou planejam usar IA para personalizar seus currículos;
- 35% utilizaram ou planejam utilizar a tecnologia para identificar habilidades compatíveis com vagas;
- 32% recorreram ou pretendem recorrer à IA para encontrar oportunidades de emprego.
Além disso, 63% dos participantes da pesquisa relatam que o uso dessas ferramentas aumenta sua confiança no momento das entrevistas. Eles também veem na IA uma aliada para promover mais equidade nos processos seletivos: 60% acreditam que a tecnologia pode padronizar entrevistas e ajudar a reduzir vieses humanos nas contratações. Entre profissionais de Recursos Humanos entrevistados, esse número sobe para 78%, reforçando a confiança do setor no potencial da IA para tornar a seleção mais justa.
54% dos profissionais brasileiros buscam novo emprego em 2026, segundo novo estudo da plataforma
A nova ferramenta chega para beneficiar um percentual significativo da população brasileira. Segundo nova pesquisa global realizada pelo próprio LinkedIn, 54% dos(as) profissionais brasileiros entrevistados planejam buscar um novo emprego em 2026, mas apenas 37% se sentem preparados para isso.
Guia do LinkedIn orienta os profissionais nessa jornada
Além da nova ferramenta de busca, o LinkedIn também oferece o Guia de Busca de Empregos, com orientações práticas, dicas de especialistas, cursos gratuitos e outras ferramentas em: linkedin.com/jobsearchguide.
Metodologia
A pesquisa foi conduzida pela Censuswide com 19.113 respondentes com idades entre 18 e 79 anos que trabalham em tempo integral, parcial ou que estão desempregados(as), mas em busca de uma nova colocação. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 28 de novembro de 2025. Os mercados incluídos foram: Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, Suécia, Países Baixos, Índia, Singapura, Austrália e MENA (Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos). A Censuswide segue os princípios da ESOMAR e é membro do Market Research Society e do British Polling Council.
Sobre o LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 1 bilhão de usuários(as), sendo deles mais de 90 milhões de brasileiros(as). Ajudamos a conectar os(as) profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos(as) os(as) usuários(as) do mercado de trabalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário