Mais da metade dos profissionais brasileiros planeja mudar de emprego em 2026, diz LinkedIn
Mesmo com apenas 37% se sentindo preparados para essa transição, profissionais apostam em IA e desenvolvimento de habilidades para se destacar
Uma nova pesquisa global do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, revela que 54% dos(as) profissionais brasileiros entrevistados pretendem buscar uma nova oportunidade em 2026 – em linha com a média global (52%). O Brasil também lidera entre os países com maior percentual de pessoas que se sentem prontas para essa transição, com 37% dos participantes da pesquisa afirmando estarem preparados para enfrentar os desafios da próxima fase da carreira.
Apesar da confiança, 63% apontam que a busca por emprego ficou mais difícil no último ano. Entre os motivos estão o aumento da concorrência (55%) e a percepção de que os processos seletivos estão mais exigentes (50%).
“Estamos vivendo um momento em que a procura por emprego não é apenas uma reação a incertezas do mercado, mas parte de uma transformação mais ampla na forma como as pessoas pensam suas carreiras. Os dados mostram que os(as) profissionais estão mais dispostos a experimentar novos formatos, atualizar suas habilidades e a usar a tecnologia a seu favor. Isso exige que empresas e lideranças repensem seus modelos de atração de talentos, reconhecendo que o potencial profissional vai além do currículo”, afirma Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina e África.
Profissionais do Brasil lideram no uso de IA para impulsionar a carreira
A pesquisa mostra que o Brasil está entre os países com maior adoção e familiaridade com ferramentas de inteligência artificial voltadas para o mercado de trabalho. Entre os(as) profissionais brasileiros(as):
39% já usaram ou planejam usar IA para personalizar seus currículos;
35% utilizaram ou planejam utilizar a tecnologia para identificar habilidades compatíveis com vagas;
32% recorreram ou pretendem recorrer à IA para encontrar oportunidades de emprego.
Além disso, 63% relatam que o uso dessas ferramentas aumenta sua confiança no momento das entrevistas. Os entrevistados também veem na IA uma aliada para promover mais equidade nos processos seletivos: 60% acreditam que a tecnologia pode padronizar entrevistas e ajudar a reduzir vieses humanos nas contratações. Entre profissionais de Recursos Humanos, esse número sobe para 78%, reforçando a confiança do setor no potencial da IA para tornar a seleção mais justa.
Processos seletivos ainda precisam evoluir
Mesmo com avanços tecnológicos, a experiência do candidato continua sendo um ponto de atenção no Brasil. O país lidera globalmente a percepção de que os processos seletivos são longos demais (77%) e impessoais (60%). Além disso, quase 70% dos(as) profissionais entrevistados se dizem preocupados com a possibilidade de se depararem com vagas falsas ou golpes durante a busca por emprego – sendo esse número ainda mais alto entre mulheres (74%) e jovens da geração Z (79%).
Entre os principais pontos de melhoria que os(as) brasileiros(as) consideram importantes na experiência de candidatura estão:
Receber feedback de recrutadores(as) após a negativa (39%)
Entender com clareza como a IA é utilizada nos processos (29%)
Garantir que as candidaturas estão sendo analisadas de forma justa e imparcial (28%)
Novos caminhos: mudança de carreira e modelos mais flexíveis ganham espaço
A pesquisa também aponta tendências comportamentais relevantes: quase metade dos entrevistados no Brasil (49%) declarou ter mudado o foco de empregos fixos para trabalhos por projeto, consultoria ou contratos temporários (freelancers) – uma das maiores taxas do mundo, acima da média global de 41%.
Entre os profissionais que estão em busca de emprego há mais tempo e ainda não conseguiram se recolocar, muitos relatam já estar ajustando suas estratégias:
26% estão aprendendo habilidades em alta, como IA.
24% atualizaram seus currículos ou perfis no LinkedIn para refletir essas mudanças.
24% estão considerando atuar em diferentes funções ou cargos nos quais já tiveram experiência anteriormente.
“O interesse por novos formatos de trabalho reflete uma mudança mais profunda na relação dos profissionais com a própria carreira. Ao mesmo tempo, quem enfrenta mais obstáculos na busca por uma oportunidade também tem se mostrado disposto a ajustar estratégias, adquirir novas habilidades e explorar caminhos menos lineares. No LinkedIn, nosso foco é oferecer dados e ferramentas que ajudem a tornar essas decisões mais claras, conectando escolhas individuais a oportunidades reais”, complementa Milton Beck.
Como o LinkedIn apoia os profissionais nessa jornada
Para ajudar os profissionais a se sentirem mais preparados para seus próximos passos de carreira, o LinkedIn oferece uma série de ferramentas com tecnologia de IA — que vão da busca por vagas ao envio de candidaturas. Um dos destaques é a nova busca de empregos com IA, que permite procurar oportunidades usando termos do dia a dia. A funcionalidade, que começa a ser disponibilizada neste mês em português, já é usada diariamente por mais de 1,3 milhão de pessoas em inglês, com cerca de 25 milhões de buscas por semana.
O LinkedIn também disponibiliza um guia de busca de emprego, com dicas práticas, orientações de especialistas, cursos gratuitos e outros conteúdos em: linkedin.com/jobsearchguide.
Metodologia
A pesquisa foi conduzida pela Censuswide com 19.113 respondentes com idades entre 18 e 79 anos que trabalham em tempo integral, parcial ou que estão desempregados(as), mas em busca de uma nova colocação. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 e 28 de novembro de 2025. Os mercados incluídos foram: Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha, Brasil, Suécia, Países Baixos, Índia, Singapura, Austrália e MENA (Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos). A Censuswide segue os princípios da ESOMAR e é membro do Market Research Society e do British Polling Council.
Sobre o LinkedIn
O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Estamos presentes em mais de 200 países e contamos com mais de 1 bilhão de usuários(as), sendo deles mais de 90 milhões de brasileiros(as). Ajudamos a conectar os(as) profissionais do mundo a oportunidades de emprego e a transformar a forma com que as empresas contratam, divulgam suas marcas e vendem. Nossa visão é criar oportunidades econômicas para todos(as) os(as) usuários(as) do mercado de trabalho.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário