Privacidade corporativa em xeque após Google liberar monitoramento de mensagens
O Google divulgou uma nova ferramenta que permite que empregadores tenham acesso às mensagens enviadas por celulares corporativos com sistema Android. A funcionalidade pode ser ativada e configurada por equipes de Tecnologia da Informação e, segundo a empresa, os colaboradores serão informados sobre o monitoramento.
O serviço Android RCS (Rich Communication Services) Archival autoriza que as empresas interceptem ou arquivem conversas e informações trocadas em aparelhos gerenciados corporativamente. Dessa forma, mensagens enviadas por SMS ou pelo aplicativo nativo de mensagens do Android podem ser acessadas pelas organizações.
Apenas aplicativos de comunicação vinculados ao ecossistema do Google estão sujeitos a esse tipo de acesso corporativo. Outros aplicativos, como o WhatsApp, não entram nesses critérios de monitoramento. Ainda que os colaboradores sejam notificados, não há a possibilidade de desativar a funcionalidade em dispositivos corporativos gerenciados.
Além do Google, outras plataformas também vêm adotando recursos de monitoramento no ambiente corporativo. O Microsoft Teams, por exemplo, poderá identificar se o colaborador está trabalhando do escritório ou remotamente, com base na conexão à rede Wi-Fi. Esse recurso deverá ser habilitado pelo administrador da rede e o colaborador será notificado, podendo concordar ou não com a ativação.
Essas mudanças podem ou não ser adotadas pelas empresas, mas já levantam debates importantes sobre segurança da informação, privacidade dos colaboradores e a relação de confiança entre as partes. Nesse contexto, políticas de benefícios flexíveis podem funcionar como um ponto de equilíbrio entre controle e autonomia.
“Para quem trabalha 100% a distância, o engajamento nasce de rituais que reforcem o senso de pertencimento e a clareza de propósito. Vale trabalhar em sprints com alinhamentos curtos e frequentes, não para vigiar, mas para trocar aprendizados e manter a visão de negócio sempre presente. Benefícios que apoiem a rotina remota, como auxílio home office, programas de bem-estar e flexibilidade real de horários, demonstram confiança no profissional e atenção à sua realidade”, afirma Andre Purri, CEO da HRTech Alymente.
Essas novas adaptações na comunicação corporativa podem gerar resistência entre colaboradores, mas benefícios bem estruturados podem atuar como contrapartida. Além disso, contribuem para o fortalecimento da confiança, a atração de talentos e uma maior clareza sobre as políticas de segurança adotadas pelas empresas.
Caso tenha interesse na pauta, basta nos avisar que faremos a ponte com o executivo/especialista para uma entrevista.
Andre Purri
CEO e cofundador da Alymente, Andre Purri vem revolucionando o mercado de benefícios corporativos. Formado em Administração de Empresas pela ESPM e com mais de 10 anos de experiência no setor de meio de pagamentos e benefícios, Andre iniciou sua carreira como Líder Comercial na Stone Pagamentos, onde desenvolveu habilidades estratégicas e de liderança. Movido pelo propósito de inovar, fundou a Alymente para oferecer soluções flexíveis que transformam a gestão de benefícios, gerando impacto positivo para empresas e colaboradores. Sua visão empreendedora reflete compromisso com inovação e excelência.
Alymente
Alymente é uma startup de RH (HR Tech) que redefine o conceito de gestão de benefícios corporativos. Desde 2017, oferece soluções inovadoras e personalizadas, como um cartão com bandeira Visa, aceito globalmente em até 9 categorias, incluindo alimentação, mobilidade e bem-estar. Sua plataforma também integra funcionalidades para RH, como gestão de premiações e despesas. Empresas como HEINEKEN e Nissan já adotam a experiência moderna da Alymente, que une flexibilidade, autonomia e valorização dos colaboradores, promovendo engajamento e eficiência nas relações corporativas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário