Redes sociais apostam na nostalgia para aumentar o engajamento no fim do ano
Psicóloga explica por que esse sentimento se intensifica no fim do ano e vira estratégia digital
O aumento de conteúdos nostálgicos nas redes sociais durante o fim do ano não é coincidência. Segundo Gabriela Inthurn, coordenadora do curso de Psicologia da UNIASSELVI, o período de encerramento de ciclo intensifica emoções ligadas à memória, criando um ambiente ideal para que plataformas digitais usem a nostalgia como ferramenta de engajamento.
Gabriela explica que esse padrão é culturalmente construído. “Culturalmente, o fim do ano, Natal e Ano Novo são momentos que nos levam a repensar a vida e o ano que passou e a planejar coisas para o próximo ano. É um comportamento socialmente aprendido na cultura ocidental”, afirma. Esse movimento emocional torna o público mais suscetível a revisitar lembranças, o que amplia a resposta afetiva a conteúdos que recuperam músicas, imagens, rotinas e referências de outras épocas.
Segundo a psicóloga, os algoritmos identificam essa disposição emocional e a utilizam como estratégia para manter o usuário conectado. “A nostalgia, quando positiva, pode nos fazer voltar a um local de conforto e reviver sentimentos daquele momento. Os algoritmos aproveitam esse sentimento entendendo que estamos sempre em busca de algo bom e de conforto. Se a nostalgia nos leva a isso, ela prenderá nossa atenção”, explica.
O fenômeno, porém, não é exclusivamente positivo. A nostalgia pode gerar acolhimento, mas também pode desencadear tristeza, idealização excessiva do passado ou autocrítica. “Ela pode retornar você a um local confortável e bom, mas também pode fazer você retornar a momentos ruins. Temos o comportamento de tentar entender e editar o que aconteceu conosco, por isso voltamos tanto a pensar no que aconteceu e como poderíamos ter agido diferente. Se essa nostalgia leva você a se julgar, avaliar mal você mesmo, pode não ser algo saudável”, destaca Gabriela.
Para consumir esse tipo de conteúdo de forma mais consciente, a coordenadora da UNIASSELVI recomenda atenção ao contexto e à própria realidade. “Sempre se lembre de parar para pensar na sua realidade, nas suas condições e em quem você é. Aquele conteúdo é um recorte e não toda a realidade”, orienta. A especialista reforça que o pensamento crítico é essencial para evitar manipulações emocionais sutis que influenciam humor, decisões e comportamentos no ambiente digital.
Sobre a UNIASSELVI
A UNIASSELVI é uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil. Com uma oferta diversificada de mais de 500 cursos, que incluem Graduação, Pós-Graduação, Profissionalizantes e Técnicos, nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD), a instituição se destaca pela sua abrangência e qualidade educacional. Presente em todos os estados brasileiros, a UNIASSELVI conta com uma ampla rede de mais de 1,3 mil polos e mais de 16 unidades de ensino presencial. É reconhecida como a única instituição de grande porte nacional a receber nota máxima no Recredenciamento Institucional, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A missão da UNIASSELVI é fornecer os recursos e o suporte necessários para que os alunos construam suas próprias histórias e alcancem o sucesso acadêmico e profissional, promovendo assim o desenvolvimento pessoal e profissional de cada estudante.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>