Cinco erros que empreendedores cometem na reta final do ano e como corrigir a tempo
Ajustes simples podem evitar prejuízos e garantir um início de ano mais saudável para o negócio prosperar com mais segurança
Com a proximidade do fim do ano, é natural revisar o que funcionou e o que não saiu como o esperado. Nesse processo, muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, se deparam com obstáculos que podem comprometer o desempenho e dificultar a consolidação do negócio. E isso se mostra em números: cerca de 20% encerram suas atividades já no primeiro ano, de acordo com dados do IBGE.
Mas é possível se organizar e evitar alguns erros, especialmente em relação ao preparo técnico e visão de gestão. Com isso, fica mais fácil transformar o negócio em uma operação realmente lucrativa, reforça o especialista em finanças e CEO da GFX - Inteligência Financeira, Philippe Enke Mathieu. “Evitar erros no fim do ano não é questão de sorte, mas de organização. Quem domina fluxo de caixa, custos e metas consegue atravessar esse período com muito mais segurança e rentabilidade”, destaca.
Esse movimento de maior atenção à gestão se torna ainda mais relevante quando observado diante do crescimento do empreendedorismo no país: só nos cinco primeiros meses de 2025, foram criados 2,21 milhões de novos pequenos negócios — entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, segundo levantamento do Sebrae com dados da Receita Federal.
Considerando esse cenário competitivo e com elevada rotatividade, os empreendedores podem contar com apoios que ajudam a entender mais sobre o próprio negócio e as melhores formas de atuar para alcançar os seus objetivos. Uma consultoria financeira, por exemplo, pode ajudar nesse sentido. “Nossa missão é estruturar o negócio desde o onboarding até a primeira venda, garantindo que o empreendedor entenda o fluxo de caixa, tenha precificação adequada e organize o capital de giro, itens fundamentais para evitar os erros mais comuns nesse mercado”, afirma Mathieu.
Confira os principais erros que os empreendedores cometem no final do ano e como escolher o melhor caminho para iniciar 2026 no caminho certo:
Estoque mal calculado
Sem análise de demanda e planejamento, muitos empreendedores iniciantes compram mais do que precisam ou muito menos do que o necessário, que pode comprometer o caixa ou causar perda de vendas. A consultoria auxilia na leitura de dados, na projeção de vendas sazonais e na definição de ciclos de reposição eficientes, reduzindo riscos e otimizando recursos.
Misturar finanças pessoais e empresariais
Usar a mesma conta bancária para gastos pessoais e da empresa é um erro que pode comprometer o sucesso do negócio. O mais indicado é abrir uma conta PJ, separar cartões e definir um pró-labore fixo, o que dá mais clareza ao fluxo de caixa e evita rombos inesperados.
Não ter capital de giro
O empreendedor deve evitar operar no limite, sem ter fôlego para imprevistos. Especialistas em finanças orientam que é preciso formar uma reserva equivalente a 2 ou 3 meses de custos fixos; negociar prazos maiores com fornecedores e menores com clientes para ter uma melhor organização financeira.
Ausência de pós-venda
Muitos pequenos empreendedores encerram a relação com o cliente após a venda, desperdiçando oportunidades de fidelização e de receita recorrente. A consultoria contribui para montar fluxos simples de acompanhamento e projetar retorno com retenção: ações que aumentam as chances de sobrevivência do negócio no médio prazo.
Falta de preparação financeira para janeiro
Apesar do foco nas vendas de fim de ano, janeiro costuma registrar queda no movimento em vários setores. Sem reserva financeira ou planejamento de capital de giro, muitos negócios enfrentam dificuldades logo no início do ano. A consultoria orienta a criação de um buffer financeiro, definição de prioridades e planejamento de despesas fixas e variáveis — fator essencial para atravessar os períodos de sazonalidade.
Sobre a GFX - Inteligência Financeira
A GFX - Inteligência Financeira é uma das maiores plataformas de consultoria do Brasil, com mais de 120 franquias. Baseada em sua metodologia própria A Casa Financeira, oferece soluções integradas em seguros, investimentos, crédito, sucessão e muito mais, preparando seus franqueados para alcançar distinções internacionais como o MDRT. Com sede em Curitiba e mais de 120 franquias no Brasil, incluindo escritórios em Londrina, Maringá, Balneário Camboriú, Blumenau, São Paulo, Joinville, Belo Horizonte e Passo Fundo, conta com um amplo portfólio de serviços, como seguros, investimentos, consórcios, linhas de crédito, benefícios, M&A e funding e sucessão familiar e empresarial.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário