Brasil,

Susep discute interoperabilidade e apresenta avanços da Resolução Conjunta nº 12

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Susep
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Evento reúne reguladores e entidades do mercado para discutir melhorias contínuas no arcabouço tecnológico e regulatório

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) realizou, nesta quinta-feira (11/12), o evento virtual “Resolução Conjunta nº 12 e a Agenda da Interoperabilidade”, que reuniu representantes de órgãos reguladores, entidades do mercado e infraestruturas do sistema financeiro para discutir os avanços regulatórios e tecnológicos que vêm redesenhando o ecossistema securitário e creditício brasileiro. A gravação do encontro está disponibilizada no canal da Susep no YouTube.

A abertura ficou a cargo do superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, que reforçou a importância do marco regulatório recém-estabelecido e destacou que sua evolução será contínua. Segundo ele, a publicação da Resolução Conjunta nº 12/2024 deve ser vista como um avanço significativo, mas que inaugura um processo de aprimoramento permanente. “Hoje celebramos o avanço representado pela Resolução 12, mas, ao mesmo tempo, olhamos para frente. Há melhorias a serem incorporadas e novos horizontes a serem ampliados, de modo a fortalecer o sistema e ampliar sua interoperabilidade com outros nódulos do nosso ecossistema”, afirmou.

O debate contou também com a participação de Danielle Barcos Nunes, do Banco Central do Brasil, e de Vinicius Brandi, do Ministério da Fazenda, que reforçaram a importância da atuação coordenada entre os reguladores para garantir coerência na implementação das novas estruturas tecnológicas. A diretora da Susep, Júlia Normande Lins, complementou esse panorama ao destacar que as transformações em curso envolvem simultaneamente o mercado de crédito, o mercado de previdência e o de capitalização. Para ela, o momento exige reflexão sobre duas dimensões centrais: as estratégias de reforma sob a ótica do regulador e o papel cada vez mais relevante das infraestruturas que sustentam as novas arquiteturas de mercado. “Essas infraestruturas e a interoperabilidade entre elas são fundamentais para viabilizar essas transformações”, afirmou.

Na segunda parte do encontro, os painéis inicialmente previstos para discutir infraestrutura e perspectivas setoriais foram integrados em uma única mesa ampliada, reunindo representantes do setor de seguros, de previdência, capitalização, dos corretores, do setor bancário e de infraestruturas do sistema financeiro. Os painelistas apresentaram diagnósticos sobre a maturidade tecnológica do sistema, os desafios para ampliar a interoperabilidade e as oportunidades abertas pela integração entre plataformas, especialmente na aproximação entre Open Finance, Open Insurance e demais iniciativas que compõem o mercado ampliado.

O evento reforçou o compromisso da Susep com a manutenção de um diálogo constante com os diversos setores envolvidos, reconhecendo que a evolução da agenda de interoperabilidade depende da colaboração entre reguladores, entidades de mercado e infraestruturas tecnológicas. A autarquia destacou ainda que as discussões continuarão orientando o aperfeiçoamento das normas e dos sistemas associados ao tema, elemento central para a eficiência e a competitividade do mercado brasileiro.

A gravação já está disponibilizada no canal da Susep no YouTube, permitindo que o público acompanhe as contribuições dos painelistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar