Brasil,

Roubo de cargas: mercado de logística aposta em rotas inteligentes e gestão de risco (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Liliane Scaratti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Diogo de Oliveira - Divulgação Diogo de Oliveira - Divulgação

Empresa que atende os três estados com maior prejuízo por esse tipo de crime (São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná), aposta em monitoramento tecnológico e inteligência humana para definir melhores trajetos, horários e tempo de parada para entrega de mercadorias

O Brasil registra mais de 10 mil roubos de cargas por ano, de acordo com a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística). Só no primeiro semestre de 2025, as ocorrências cresceram em praticamente 25%. A criminalidade tem exigido das transportadoras trabalharem com gestão de risco, no limite, com o objetivo de traçar rotas mais seguras e adotar outras estratégias para escapar da criminalidade.

Engana-se quem pensa que os ataques acontecem principalmente em locais ermos. Ao contrário. Segundo levantamento da plataforma de logística Nstech, os trechos urbanos de rodovias no país lideram as ocorrências. Quando o recorte dos dados é sobre as unidades da federação, São Paulo, com 35,4% dos prejuízos gerados por roubo de carga; Rio de Janeiro, com 21,9%; e Paraná, com 7,5% são os estados mais problemáticos.

"É justamente nessa região onde se concentra nossa atuação, temos de focar em segurança. Investimos na implementação de um sistema de rastreamento, denominado SSW. Com ele, acompanhamos os detalhes de todas as etapas do processo de transporte”, informa o CEO do DL4 Group, Diogo de Oliveira, transportadora com matriz em Curitiba e que atende fabricantes e distribuidores de alimentos e produtos de limpeza. Aliás, esses itens estão entre os mais cobiçados pelos ladrões, dada a facilidade de revenda. O relatório da Nstech indica que um terço do prejuízo no Brasil com roubo de carga decorre de cargas alimentícias.

Diogo de Oliveira, CEO do DL4 Group

Além da tecnologia, inteligência humana. Para percorrer rotas mais seguras, a transportadora aposta na contratação de motoristas locais em perímetros urbanos, como da região metropolitana do Rio de Janeiro. Como moradores das áreas onde as entregas têm de ser feitas, esses profissionais conhecem trechos mais visados, e sabem encontrar trajetos alternativos e ao mesmo tempo seguros, argumenta o CEO.

As rotas são definidas também para escapar do períodos do dia mais arriscados. O mesmo ‘report’ da Nstech indica que, em vias urbanas, horários pela manhã são os preferidos pela criminalidade, para suas investidas contra veículos de carga. A quinta-feira, ainda de acordo com o mesmo estudo, é o dia da semana predileto.

A prioridade da transportadora passa a ser, então, realizar entregas, quando possível, no período da tarde. Uma determinação interna, aparentemente simples, tem-se mostrado eficaz: fixar em 15 minutos o tempo de permanência dos motoristas e veículos nos pontos de descarga. O estacionamento por período curto dá menor margem a investidas criminosas, explica Oliveira.

“Esse conjunto de estratégias, composto pelo mapeamento de regiões de alto risco, pela contratação de motoristas que são da própria região mapeada e meta de 15 minutos para operação de descarga, comprovadamente reduziu o índice de roubo para quase zero nos locais tidos como mais problemáticos – mais precisamente, um índice de 0,03%”, informa o CEO do DL4 Group.

Medidas mais incisivas também não são dispensadas. Por exemplo, a adoção de escolta armada – embora, ressalva Oliveira, isso ocorra em apenas 5% da demanda, e em casos de cargas de alto valor agregado. A transportadora dispõe ainda de uma equipe de call center, para atendimento de motoristas especialmente nos transportes para a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Com a expertise adquirida, a DL4 projeta, inclusive, ampliar sua atuação para o interior fluminense. O grupo vive uma fase de crescimento – em 2025 alcançou a marca histórica de R$ 1 milhão de faturamento mensal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar