Profissionais de alta renda enfrentam obstáculos para investir e recorrem aos imóveis para levantar capital
Levantamento da Rooftop mostra que médicos, advogados e executivos de tecnologia, têm dificuldade para captar recursos e encontram nos imóveis uma alternativa para investir e levantar capital mais rápido
O acesso ao capital para investir em novos negócios segue sendo um desafio no Brasil. Com o cenário econômico ainda desafiador e marcado pela burocracia, até mesmo profissionais com renda elevada têm encontrado barreiras para tirar projetos do papel. Segundo levantamento realizado pela Rooftop, proptech pioneira em oferecer soluções imobiliárias com necessidade de liquidez de capital, médicos, advogados, executivos de tecnologia e especialistas em marketing estão entre os que mais procuram formas de transformar patrimônio em capital disponível.
De acordo com o levantamento, esses investidores costumam atuar em setores ligados à serviços e tecnologia, mas enfrentam obstáculos ao tentar acessar crédito no sistema financeiro tradicional, o que compromete a agilidade necessária para aproveitar as oportunidades de mercado e, por isso, recorrem a novas alternativas.
Confira a lista dos principais desafios enfrentados pelos empresários:
- Exigências elevadas de garantias
- Bancos e instituições financeiras costumam exigir garantias robustas, histórico de crédito impecável e fluxo de caixa previsível, condições que muitas vezes excluem empresas em expansão ou empreendedores com alto potencial, mas pouco lastro;
- Custo elevado do capital
- Mesmo quando o crédito é aprovado, as taxas de juros e encargos ainda são considerados altos no Brasil. Isso reduz a margem de retorno e compromete a viabilidade de projetos que exigem capital intensivo;
- Burocracia excessiva
- O processo de aprovação de crédito nas instituições tradicionais é repleto de exigências documentais e etapas de análise que tornam a captação lenta e complexa;
- Demora na liberação dos recursos
- A morosidade dos trâmites faz com que muitos empresários percam o timing de mercado, um fator crítico em setores que demandam agilidade para aproveitar oportunidades;
- Falta de alternativas acessíveis
- Ainda há pouco conhecimento sobre produtos financeiros alternativos, como o crédito com garantia imobiliária, fundos de investimento ou estruturas de sale & leaseback, que poderiam oferecer liquidez de forma mais rápida e estratégica.
Novas alternativas
O levantamento foi feito com base no perfil de quem busca o HomeCash, considerado o quarto produto imobiliário do Brasil. Nele, o proprietário vende o imóvel para um fundo de investimento e recebe, à vista, cerca de 60% do valor avaliado. Depois, pode optar por recomprá-lo em até um ano e meio, pagando aproximadamente 80% da avaliação inicial. Essa recompra pode ser feita por meio de um financiamento imobiliário ou até mesmo com uma carta de consórcio, ou seja, o cliente acessa a possibilidade de estender a dívida através das linhas mais econômicas do país.
O estudo indica que esses profissionais estão mais atentos às oportunidades de diversificação e autonomia financeira, além de apresentar um movimento crescente entre aqueles que utilizam seus próprios patrimônios como forma de levantar recursos para investir em novos negócios, startups ou diversificar o portfólio..
Além disso, os dados também apontam que a busca por liquidez está diretamente ligada à necessidade de autonomia financeira e à insegurança com o crédito bancário.
Para Daniel Gava, CEO da Rooftop, o acesso ao crédito no Brasil ainda é restritivo para quem tem bons ativos, mas não quer comprometer o fluxo de caixa ou entrar em operações caras com os bancos. “O empresário brasileiro quer investir, mas não quer depender exclusivamente do sistema bancário. Há uma geração de profissionais que entende que o imóvel pode ser um ativo financeiro, uma forma inteligente de viabilizar projetos e acelerar o crescimento”, explica o executivo.
Ainda de acordo com Gava, a possibilidade de transformar um imóvel em capital de investimento dá ao empresário liberdade para aproveitar oportunidades de mercado, seja para abrir uma empresa, investir em tecnologia ou ampliar sua operação. “Liquidez virou sinônimo de poder de decisão. O empresário quer ter poder de decisão sobre o próprio dinheiro, e isso passa por ter liquidez. Transformar um imóvel em capital de investimento é uma forma inteligente de fazer o patrimônio trabalhar a favor dos novos projetos”, conclui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário