Pequenas pausas no trabalho: reduza estresse e aumente a produtividade nas empresas
Práticas simples de respiração e atenção plena podem ajudar equipes a lidar melhor com a pressão profissional, desenvolver a clareza mental e potencializar a performance
A pressão constante do meio corporativo tem provocado reflexos significativos no dia a dia dos profissionais. Ansiedade, insônia, estresse e até quadros de depressão se tornaram cada vez mais comuns, comprometendo a saúde individual e, consequentemente, a produtividade das empresas. Relatórios recentes da Organização Mundial da Saúde apontam que transtornos ligados ao estresse e à ansiedade geram perdas bilionárias anuais às organizações em todo o mundo.
A boa notícia é que existe um caminho acessível que pode ser transformador. Com exercícios de respiração e atenção plena durante cinco minutos por dia, é possível recuperar o equilíbrio emocional, ganhar clareza mental e resgatar a energia para melhorar a performance no trabalho e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade de vida.
É justamente essa a proposta do Clube da Calma, projeto desenvolvido por Juliana Romantini, treinadora corpo & mente e especialista em Mindfulness, habilitada em Medicina do Estilo de Vida por Harvard. “Calma não é um destino, é um caminho. O Clube da Calma é exatamente para isso: um espaço onde o participante pode reaprender a respirar, se cuidar e se reconectar com o que realmente tem relevância. Não importa se você nunca meditou antes. Cada pequena prática faz uma grande diferença”, explica Juliana.
O projeto – que pode ser levado para dentro das empresas como uma estratégia de promoção de saúde e bem-estar corporativo – funciona como uma comunidade exclusiva em um grupo no WhatsApp, onde os participantes recebem orientações semanais e vivenciam encontros mensais on-line para práticas coletivas e esclarecimento de dúvidas.
“Criar grupos de apoio e de aprendizado dentro das empresas é hoje uma tendência crescente em todo o mundo, especialmente no meio digital. Estudos mostram que participar de comunidades voltadas ao bem-estar, fortalece os vínculos sociais e amplia as chances de adesão a novos hábitos”, acrescenta Romantini.
Segundo ela, no ambiente corporativo, esse modelo traz vantagens significativas: as organizações fortalecem sua cultura de cuidado, reduzem afastamentos por motivos de saúde e aumentam a motivação dos colaboradores.
“As práticas são fáceis de integrar ao dia a dia, prevenindo desgastes que, muitas vezes, só são percebidos quando já se transformaram em crises. O Clube da Calma surge como uma oportunidade de alinhar essa tendência global à necessidade urgente das empresas de proteger a saúde mental de seus times”, reforça a especialista.
Benefícios na prática – Os efeitos das pequenas pausas já podem ser percebidos no dia a dia de quem participa do Clube da Calma. Para a contadora Cynthia Motta, um dos maiores desafios é conseguir se organizar e se preparar para lidar com situações em que clientes estão mais tensos.
Com as práticas do Clube da Calma e de Mindfulness, Cynthia passou a perceber mais tranquilidade, foco e clareza nas atividades que realiza, além de entender melhor os gatilhos das crises e aprender a cuidar de si mesma para reduzi-las.
Essa mudança trouxe benefícios diretos para sua rotina profissional. "Antes, eu costumava ter crises de ansiedade, como se meu coração fosse parar. Com as pausas, consegui melhorar meu desempenho no trabalho e também minha vida pessoal: completei minha primeira maratona, mantendo atenção plena e concentração durante toda a prova”, orgulha-se. Hoje, Cynthia aplica as práticas do Clube da Calma no início do dia e antes de reuniões, o que lhe proporciona mais tranquilidade, foco e a sensação de ter colocado o seu melhor em todas as atividades.
Ao investir em projetos como o Clube da Calma, empresas de diversos portes podem auxiliar seus colaboradores a lidar melhor com a rotina, transformando pequenas pausas em grandes resultados para o bem-estar e a produtividade.
Juliana Romantini -É referência em desenvolvimento físico-mental com 25 anos de experiência em integração de corpo e mente. Especialista em Mindfulness e certificada em Medicina do Estilo de Vida pela Harvard University, possui ampla experiência em promover práticas que equilibram o bem-estar mental e físico na busca por uma vida mais equilibrada e saudável. Graduada em Educação Física e pós-graduada em Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais (obesos, gestantes, hipertensos), é criadora do método Prática Integral, que há 10 anos vem transformando vidas ao promover saúde e expansão de consciência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário