Pesquisa mostra que 77% dos consumidores confiam em influenciadores pela honestidade
Pesquisa da LTK ainda revela que 70% da população agora faz compras com base em recomendações de criadores de conteúdo
Uma pesquisa realizada pela LTK revelou que 77% dos consumidores confiam nos influenciadores digitais pela honestidade em suas avaliações e recomendações de produtos. A confiança dos respondentes nos creators aumentou 34% em relação ao ano anterior, ocupando em 2025 o primeiro lugar como fonte de inspiração para compras entre a Geração Z e os Millennials, à frente até de celebridades e da publicidade tradicional.
Outro dado relevante do estudo aponta que 70% da população em geral já realiza compras com base em recomendações feitas por criadores. Além disso, os influenciadores lideram também no consumo de UGC (User Generated Content, “Conteúdo gerado pelo usuário”, em tradução livre), consolidando-se como porta-vozes mais próximos do público em um mercado saturado de anúncios.
Fabio Gonçalves, diretor de talentos brasileiros e norte-americanos da Viral Nation e especialista no mercado de marketing de influência há mais de dez anos, explica que essa credibilidade vem de um movimento natural do mercado.
“As pessoas enxergam os influenciadores como consumidores reais, que testam, aprovam ou desaprovam produtos com base em experiências autênticas. Diferente da publicidade tradicional, que muitas vezes é percebida como distante ou enviesada, os creators conseguem criar uma relação de proximidade e confiança. Isso gera uma percepção de honestidade que, somada à constância de produção de conteúdo e à interação diária com a audiência, fortalece a autoridade deles como referência de consumo”, explica.
Para o especialista, essa mudança também reflete o amadurecimento do marketing de influência: “A confiança nas avaliações não vem do nada, afinal, ela é resultado de um trabalho consistente, em que o influenciador conhece seu público, respeita sua comunidade e entrega transparência. A pesquisa mostra que os consumidores não estão apenas seguindo tendências, mas realmente tomando decisões de compra baseadas na opinião desses criadores. É por isso que uma assessoria é tão importante: para filtrar campanhas e projetos, garantindo que o influenciador trabalhe apenas com marcas e produtos de boa reputação e que ele realmente use ou usaria. Quando um criador aceita uma parceria apenas pelo dinheiro, sem acreditar no produto, o prejuízo é inevitável — tanto a curto quanto a longo prazo, já que a credibilidade é o que sustenta a relevância dele no mercado.”
Na visão de Fabio, o desafio agora está em como o mercado vai se adaptar para sustentar esse nível de credibilidade: “Na Viral Nation, já estamos nos preparando para essa nova realidade. Nosso trabalho é estruturar os creators como verdadeiras marcas pessoais, garantindo que eles possam criar conteúdo honesto, relevante e de impacto. Investimos em dados, estratégias de reputação e na construção de narrativas que não sejam apenas persuasivas, mas também transparentes. O futuro do marketing de influência pertence a quem souber equilibrar autenticidade com estratégia. E é isso que vai transformar a confiança do público em resultados de longo prazo.”
METODOLOGIA
A pesquisa da LTK, “Holiday Playbook”, foi realizada em junho de 2025 com 1.034 participantes, que reflete a população dos Estados Unidos com 97% de confiança. O estudo completo pode ser acessado em: https://company.shopltk.com/holiday-playbook-00?submissionGuid=f4bf8ae3-c9f9-44f9-9463-a95a1d7c3faf.
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