Brasil,

CNC Critica Taxação de Dividendos e Reforça Cobrança por Reforma Tributária

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNC
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) manifesta sua forte preocupação com a proposta de taxação de dividendos em análise no Congresso Nacional. Para a entidade, a medida representa risco de bitributação, já que os lucros empresariais já são onerados em 34% antes da distribuição.

Segundo o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, a medida tem caráter paliativo e pode trazer consequências graves para a competitividade do país. “Trata-se de uma iniciativa que antecipa a disputa que ocorrerá em 2026, que desestimula o empreendedorismo, penaliza especialmente pequenos e médios empresários e compromete a geração de empregos. O Brasil já possui altos custos para empreender; onerar ainda mais o setor produtivo é um descontrole fiscal que não enfrenta as verdadeiras causas desse desequilíbrio”, afirma Tadros.

A CNC ressalta que o problema central das contas públicas está na rigidez do orçamento federal: mais de 96% das despesas são obrigatórias, o que limita a capacidade de ajuste. Estudo da entidade projeta que, se não houver mudanças estruturais, a dívida pública (atualmente em 77,8% do PIB) pode alcançar 100% até 2033.

Nesse cenário, a Confederação defende que o debate avance para reformas estruturais, em especial a administrativa, como forma de modernizar o Estado, garantir eficiência na gestão pública e preservar recursos para áreas essenciais, como saúde, educação e infraestrutura. “Soluções superficiais não resolvem a crise fiscal. É preciso atacar as raízes do problema, sob pena de comprometer o futuro do país com políticas que apenas adiam decisões urgentes”, reforça Tadros.

Para o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, insistir em medidas de arrecadação pontuais amplia o risco de um cenário de gestão temerária das contas públicas. “Sem reformas, as despesas obrigatórias continuarão crescendo a ponto de consumir todo o orçamento, reduzindo investimentos públicos e enfraquecendo a economia”, avalia.

A CNC reafirma sua disposição em contribuir com propostas que conciliem justiça fiscal, competitividade e sustentabilidade das contas públicas. A entidade ressalta que o diálogo entre Executivo e Legislativo deve priorizar soluções consistentes, em vez de medidas de efeito imediato que, a longo prazo, ampliam os riscos para o país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar