Produção das Assessorias da TOKIO MARINE Ultrapassa R$ 2 Bi no 1º Semestre
Em almoço da Aconseg-SP, executivos ressaltaram a necessidade da diversificação e a importância de as assessorias focarem no empreendedorismo
As assessorias têm a missão de acelerar a diversificação de produtos entre os corretores de seguros. Essa foi a mensagem principal do board da Tokio Marine, que participou do tradicional almoço da Aconseg-SP, realizado no Terraço Itália (SP), em 3 de setembro.
“A Tokio Marine é uma das principais parceiras da Aconseg-SP, uma companhia que abraçou e reconheceu o potencial de negócios das assessorias no atendimento ao corretor desde o início”, destacou o presidente da Aconseg-SP, Ricardo Montenegro, que ressaltou que uma das prioridades das assessorias sob o guarda-chuva da Associação é melhorar o número de corretores ativos.
A companhia, que hoje conta com 110 assessorias em todo o Brasil, possui oito diretorias regionais, 68 unidades de negócios, mais de 90 produtos e 120 serviços, aposta na diversificação. “Queremos mostrar ao corretor que ele não precisa procurar fora da companhia. Somos uma companhia multiproduto e trabalhamos muito forte com os nossos especialistas. Temos investido bastante nas campanhas, ativações e estimulação da produção e aquisição dos produtos com os clientes”, enfatizou o diretor Comercial Nacional Varejo e Vida da Tokio Marine, Marcos Kobayashi.
William Carvalho, que assumiu como gestor na sucursal Assessorias da Tokio Marine há cerca de três anos, falou sobre a relevância do canal dentro da companhia. “A diversificação é um desafio que nós temos. Precisamos acelerar a diversificação com as assessorias. Nosso papel é acreditar, estar com vocês, investir e apoiá-los para o que for preciso para o nosso crescimento e desenvolvimento. Se vocês crescem, nós crescemos também”, ressaltou Carvalho.
Para reforçar o apoio à diversificação e atendimento às assessorias, Walter Ferreira de Sousa assumiu recentemente como gerente Comercial PJ da Sucursal Assessorias São Paulo, e atuará focado em Transporte, Empresarial, RC e Riscos de Engenharia e Equipamentos.
“O atendimento às assessorias com especialistas é outro tema muito forte. Desde 2014, quando criamos a área de Vida da Tokio Marine, investimos cada vez mais olho no olho. A consultoria é um trabalho importante porque sabemos que boa parte dos corretores não tem expertise para atuar em determinadas carteiras”, comentou Kobayashi.
Resultado
Segundo o diretor comercial, a companhia o primeiro semestre de 2025 com R$ 14,1 bilhões, dos quais R$ 9,997 bilhões são provenientes da área de varejo, deste valor R$ 2,1 bilhões são oriundos do canal assessorias, cujo desempenho cresce acima da performance da companhia.
Segundo Carvalho, hoje, a produção das assessorias em São Paulo equivale a 40% da produção total das assessorias na Tokio Marine.
Julio Sato, diretor comercial SP Interior da Tokio Marine, assinalou que a produção das assessorias do interior representa 18% da regional. “Temos conseguido crescer no PJ, Massificados, Vida e Frotas”.
“Vivemos uma época em que várias companhias estão ousadas e estão trabalhando forte para fazer um volume de produção significativo e participar mais de determinadas carteiras. É importante que tenhamos solidez. Os números mostram a eficiência do canal assessoria. É um volume superexpressivo”, destacou o diretor comercial nacional.
Momento econômico e do mercado
José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine, falou sobre o cenário econômico no Brasil e os desafios para 2026, que será ano de eleições. “Se a inflação cair, o Banco Central pode antecipar a queda da taxa Selic, que hoje está em 15%. A antecipação da queda da Selic será boa para a Tokio, pois priorizamos o lucro financeiro da subscrição de risco”.
Ele chamou a atenção para o fato de que, entre julho e agosto deste ano, o ramo auto obter um decréscimo em relação a 2024. “Isso não acontecia desde março de 2021”.
“A Tokio tem uma característica. Tentamos sempre ter uma estabilidade de preço e condições. Em momentos em que a competição está acirrada, podemos perder um pouco de produção. Mas em seguida vem o crescimento”, comentou Marcelo Goldman, diretor executivo de Produtos Massificados da Tokio Marine.
Diante das incertezas para 2026, Ferrara disse manter o otimismo e destacou que as assessorias precisam continuar investindo no empreendedorismo e chamou a atenção para a atuação no ramo empresarial, inclusive nas pequenas e médias empresas.
Alexsandro Priuli, diretor Comercial Varejo SP Capital da Tokio, sugeriu às assessorias que conversem com os corretores, que façam a oferta de produtos empresariais e também parcerias com comércios, como barbearias e mercados.
Sobre a entrada de novas empresas no mercado, como as Associações de Proteção Mutualista, o presidente da Tokio apontou que a concorrência é boa desde que seja simétrica e justa para todos. “Queremos que o bolo securitário cresça. Temos uma média de 500 novos corretores tirando Susep por mês. Muitos desses corretores podem ser abraçados pelas assessorias”, indicou Ferrara.
Fique por dentro das notícias do universo das assessorias na Revista da Aconseg-SP.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>