Brasil,

Open Finance: Susep celebra cinco anos de implementação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Susep
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pela Diretora de Infraestrutura de Mercado e Supervisão de Conduta, Júlia Normande Lins, participou nesta quinta-feira (28) do evento “Open Finance 5 anos: Conectando o Futuro”, promovido pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Associação Open Finance e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em Brasília (DF).

O encontro reuniu autoridades, reguladores e representantes do mercado financeiro e de tecnologia para discutir os avanços e as perspectivas do Open Finance. A programação contou com painéis que trataram de casos de uso desenvolvidos a partir de soluções de compartilhamento de dados e serviços de pagamento, além dos benefícios alcançados tanto pelas instituições participantes quanto por seus clientes. Também foram debatidos temas como a integração com outros ecossistemas abertos, em âmbito nacional e internacional, questões de governança e as próximas etapas de implementação.

A Diretora da Susep integrou o painel sobre Integração de Ecossistemas, que também contou com a participação de Antonio Carlos Berwanger, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Bruno Diniz, Conselheiro da Associação Open Finance; e Lucas Borges de Carvalho, Assessor do Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). A moderação foi conduzida por Matheus Rauber, Chefe de Divisão Responsável por Open Finance do Banco Central. Os painelistas discutiram os avanços na implementação do Open Insurance, os benefícios e desafios da portabilidade de investimentos, os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sobre os ecossistemas de compartilhamento de dados e as perspectivas de interoperabilidade no Brasil e em outros países.

Em sua fala, Júlia destacou os desafios da implementação do Open Insurance e a importância do engajamento do consumidor nesse processo. Ressaltou ainda que a iniciativa modifica a relação entre clientes, uso dos dados e instituições financeiras, que deve ser pautada pela confiança de que os dados serão usados para a melhoria da experiência e das ofertas, e apontou a Resolução Conjunta nº 5/2022 como um marco para a interoperabilidade entre os sistemas. Júlia enfatizou que, quanto mais a Susep, o Banco Central e a CVM conseguirem avançar de forma conjunta, maiores serão os benefícios para todo o setor.

Segundo a Diretora, embora a interoperabilidade seja complexa, iniciar sua discussão e implementação desde já garante ganhos para consumidores, instituições e reguladores. Ela acrescentou que “o grande produto do Open Finance é ter essa cesta financeira — setor creditício, securitário e previdenciário. O cidadão tendo a oportunidade de ter todos esses produtos integrados tende a levar o Brasil para outro patamar de inovação financeira e tecnológica”.

A participação da Susep no encontro reforça o compromisso da Autarquia em contribuir para a construção de um sistema financeiro mais integrado, inovador e seguro, em benefício dos consumidores e do desenvolvimento do país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar