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Do marketing à logística: áreas que mais investem em pesquisa de mercado para decisões estratégicas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Eduarda Brito
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Levantamento do PiniOn mostra como dados e pesquisa têm ajudado as empresas a conhecerem melhor seu consumidor para decisões mais estratégicas nas áreas dentro do mercado

Em um cenário onde o comportamento do consumidor muda com rapidez e as decisões precisam ser cada vez mais baseadas em evidências, a pesquisa de mercado e a análise de dados se tornaram pilares estratégicos para as empresas. Compreender intenções de compra, testar mensagens de campanha e identificar novos públicos são práticas cada vez mais recorrentes para reduzir riscos e otimizar investimentos.

É nesse contexto que áreas como Insights e Market Intelligence ganham protagonismo. Segundo levantamento do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, essas áreas concentram hoje 35% dos contratos firmados com a empresa, liderando os investimentos em pesquisa de mercado no Brasil.

“Realizamos desde pesquisas de Comportamento, Concorrência, Publicidade, até Pesquisas de Marca e Produto. Ou seja, qualquer empresa que queira conhecer melhor e engajar-se com seu público-alvo pode se beneficiar das nossas soluções ao otimizar suas análises com acesso a dados perfilados, geolocalizados e comportamentais. Essas informações são coletadas de forma rápida e recorrente, oferecendo uma visão completa e contínua sobre consumidores e concorrentes, permitindo decisões bem fundamentadas”, explica Talita Castro, CEO do PiniOn.

Confira, a seguir, as áreas que mais utilizam estudos de consumo e análise de dados de forma tática, de acordo com a plataforma:

Insights e Market Intelligence

A área de Insights e Market Intelligence ocupa o primeiro lugar no ranking. Seu foco está em reunir dados que apoiem decisões de alto impacto, como o lançamento de campanhas, produtos ou mudanças de estratégia. As pesquisas costumam estar ligadas a hipóteses de negócio, validação de mensagens publicitárias e identificação de tendências de mercado.

Consumer Experience

Já a área de Experiência do Consumidor utiliza pesquisas para entender a percepção do público sobre a marca, avaliar jornadas de consumo e identificar pontos de fricção que afetam a fidelização. Os dados ajudam a aprimorar desde o atendimento até o pós-venda, passando pela experiência nos canais digitais e físicos.

Mídia e Marketing

Equipes de Marketing recorrem às pesquisas principalmente para testar e validar campanhas, tanto antes quanto depois da veiculação. As informações coletadas ajudam a entender se a mensagem foi bem compreendida, se gerou lembrança e se influenciou a decisão de compra.

Logística

Essa área utiliza dados para mapear o ponto de venda: desde a disposição dos produtos nas gôndolas até o cumprimento de acordos com varejistas. Também é comum a análise de regiões com maior ou menor aderência ao produto, o que ajuda a refinar ações logísticas e operacionais.

Para todas essas áreas, os dados têm se mostrado essenciais para fortalecer estratégias e transformar hipóteses em ações validadas. “Hoje, mais do que nunca, as marcas precisam escutar com atenção. Uma pesquisa bem estruturada é capaz de direcionar campanhas, reposicionar produtos e até abrir portas para novos mercados”, finaliza Talita Castro, CEO do PiniOn.

Sobre o PiniOn:

Fundado em 2013, o PiniOn é uma empresa de pesquisa de mercado que combina tecnologia e engajamento para entregar soluções de pesquisa ágeis e precisas. Por meio de um aplicativo mobile, a empresa engaja usuários para realizar missões com coleta de dados, pesquisas e testes, gerando informações estratégicas e valiosas para empresas de diferentes segmentos, como Unilever, Heineken e Coca-Cola. Como foco no público B2B, a empresa é reconhecida por transformar dados em decisões inteligentes, conectando o mercado ao seu público-alvo de forma inovadora.


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