Brasil,

Machismo Estrutural: O Custo Invisível para a Cultura Empresarial e o Futuro do País

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Analina Arouche
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Giordania Tavares

Falar sobre machismo estrutural não é confortável. Mas é necessário porque ele está presente no nosso dia a dia nas empresas, nas famílias, nas ruas, nos conselhos, nas conversas de corredor, nos grupos de liderança. E o mais desafiador é que ele não escolhe classe social, cargo, nem nível intelectual. O machismo está infiltrado nas camadas mais profundas da nossa cultura e opera de forma silenciosa, muitas vezes disfarçada de piada, de “jeito direto de liderar”, de “perfil técnico”, ou simplesmente de “forma de falar”.

Ouço muitos relatos de mulheres com carreiras brilhantes, em cargos de comando, sendo constantemente interrompidas, desacreditadas, silenciadas, às vezes por outros homens, às vezes por outras mulheres. Sim, nós também somos educadas em uma cultura machista. E, muitas vezes, sem percebermos, reproduzimos falas, julgamentos e comportamentos que reforçam esse padrão. Isso não nos torna culpadas, mas nos torna responsáveis pelo que escolhemos carregar adiante.

"Até na alta liderança, ainda ouvimos vozes que tentam nos calar. Mas liderança de verdade é aquela que escuta, reflete e transforma." — Giordania Tavares.

Já estive em reuniões estratégicas onde presenciei o comportamento agressivo de um homem contra uma mulher, como se o simples fato de ele ser homem lhe desse o direito de ser hostil, grosseiro e prepotente. E confesso que eu também já passei por isso e continuo passando, mesmo sendo CEO, mesmo liderando uma empresa reconhecida no setor industrial, mesmo ocupando conselhos. Porque até na alta liderança isso acontece. Isso diz muito sobre o quanto ainda precisamos avançar.

É inquietante perceber que, enquanto sociedade, só nos escandalizamos quando a violência contra a mulher chega ao limite da agressão física. Quando há sangue e a tragédia já aconteceu. Mas e a violência psicológica, verbal, comportamental, que se instala nos lares, nos escritórios e nas conversas cotidianas? E as mulheres que são desacreditadas, ridicularizadas, desvalorizadas dentro de casa, por pais, filhos, tios, maridos e que ainda são pressionadas a não expor, a se calar, a “não causar problema”?

Tenho visto, sim, uma mudança de consciência. Nossa geração tem levantado a bandeira e dado a cara a tapa. O que nossas mães e avós, por medo ou por cultura, naturalizaram, hoje questionamos. Estamos começando a enxergar que muitos comportamentos que antes pareciam banais ou “normais” são, na verdade, formas de opressão. Mas isso exige coragem. Exige um olhar mais sensível e crítico. Sobre nós mesmos. Sobre as pessoas que nos cercam. Sobre as estruturas que insistem em se manter.

Dirijo-me especialmente aos líderes, CEOs, empresários e conselheiros!

É hora de pararmos de varrer essas questões para debaixo do tapete. A cultura empresarial, as dinâmicas de poder, as formas de liderança precisam passar por uma transformação real. Não basta dizer que apoiamos a equidade. É preciso agir, educar e nos reeducar.

Precisamos de mais mulheres em espaços de poder, mas também precisamos de homens dispostos a abrir espaço, ouvir, rever posturas e reconhecer privilégios. O machismo estrutural não é um problema das mulheres. É um problema da sociedade. E enquanto não for enfrentado com a seriedade e a urgência que merece, continuará silenciando talentos, destruindo trajetórias e contaminando o futuro que queremos construir.

Se você lidera uma empresa, forme suas lideranças para identificar e não reproduzir o machismo. Se você é homem, ouça mais, observe mais e reflita. Se você é mulher, saiba que não está sozinha. Precisamos manter essa conversa viva e mais do que isso, transformá-la em ação.

“Chega de normalizar o que nos adoece. É hora de transformar o que nos cerca.” — Giordania Tavares.

Giordania R. Tavares é graduada em administração pela UNICID, com especialização pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. A executiva tem mais de 20 anos de experiência no setor industrial e como CEO foi responsável por tornar a Rayflex uma indústria líder no setor de portas industriais no Brasil e expoente na América Latina. Atua também como conselheira da Fispal Tecnologia e defende a presença feminina na liderança. Aborda temas como gestão, sucessão em empresas familiares, inovação e ambientes corporativos mais inclusivos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar