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Perfil Humanizado: Cinco Passos para Se Destacar no Mercado de Trabalho

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Tati Garcia, fundadora e CEO da agência Lille Comunicação, lista os principais pontos para transformar marcas e criar conexões genuínas com o público

Em um cenário cada vez mais competitivo e saturado de mensagens publicitárias, as marcas que conseguem criar conexões reais com seu público ganham relevância e espaço. Mais do que vender produtos ou serviços, é preciso transmitir valores, propósito e autenticidade - e é nesse contexto que entra o perfil humanizado. “Vivemos na era da economia da atenção. As pessoas não compram apenas produtos: compram histórias, valores e identificação. Um perfil humanizado ativa gatilhos emocionais que fortalecem vínculos e aumentam a lealdade”, afirma Tati Garcia, fundadora e CEO da agência Lille Comunicação.

Essa proximidade não só melhora a percepção da marca como também influencia diretamente no comportamento de compra. Segundo Tati, quando a comunicação reflete a linguagem e as experiências do público, ela deixa de ser apenas uma mensagem e passa a fazer parte da vida das pessoas. “O que faz a diferença é o quanto a marca consegue se parecer com gente de verdade. A humanização aumenta a empatia, a lembrança e as chances de conversão e fidelização”, afirma.

Pensando em ajudar quem busca se conectar de forma mais autêntica com sua audiência, Tati listou cinco dicas para construir um perfil de marca mais humanizado. Confira, a seguir:

1. Ofereça valor real

No marketing atual, não basta estar presente: é preciso entregar algo relevante. Isso vai além de promoções ou conteúdos superficiais, significa compartilhar conhecimento, soluções e experiências que impactem a vida das pessoas. “Uma boa prática é aplicar a regra 80/20: 80% do conteúdo voltado à conexão e 20% à oferta. Mostre bastidores, causas sociais e histórias inspiradoras antes de pedir algo em troca”, explica.

2. Tenha uma narrativa consistente

Mais do que criar mensagens isoladas, é fundamental que a marca siga um storytelling coerente com seus valores e ações. “Quando discurso e prática se alinham, o consumidor percebe autenticidade, reduz a sensação de ‘estão me vendendo algo’ e aumenta a confiança”, comenta Garcia.

3. Invista nas redes sociais como espaço de diálogo

As redes sociais são o palco da interação em tempo real e um dos melhores espaços para mostrar o lado humano da marca. “A humanização se fortalece com respostas personalizadas, menções pelo nome e conteúdos que mostram bastidores e pessoas reais por trás da marca”, afirma Tati Garcia.

4. Aprenda a equilibrar os conteúdos

Humanizar não significa perder autoridade. Defina tom de voz, guia visual e limites para a exposição da marca. “O equilíbrio vem do posicionamento claro, uma vez que humanizar não significa perder autoridade ou só postar fotos com pessoas, é possível ser próximo e, ao mesmo tempo, manter padrões visuais, linguagem consistente e qualidade na entrega”, pontua.

5. Seja natural, não force

Forçar uma linguagem que não combina com a marca ou exagerar na informalidade pode prejudicar a credibilidade. “É preciso respeitar a identidade da marca e a diversidade do público para manter conexão e autoridade”, orienta Tati Garcia.

Além das dicas, Tati enfatiza sobre a importância de ouvir e conhecer seu público. “Antes de falar, ouça. Conheça dores, desejos e objeções do seu público com pesquisas, enquetes e conversas diretas. Depois, crie um manual de comunicação humanizada para que a estratégia seja sustentável e não improvisada”, comenta.

Para ela, a humanização vai muito além da escrita nas redes. “Não adianta só mudar o jeito de escrever posts. É preciso alinhar cultura interna, atendimento, pós-venda e experiência do cliente. Humanizar é gostar de pessoas e saber lidar com elas”, conclui Tati.

Sobre Tati Garcia

Formada em Comunicação Social com foco em Publicidade e Propaganda pela Universidade Belas Artes, Tati Garcia tem MBA em Neurociência aplicada ao marketing e já passou por empresas como DSM Tortuga e Decathlon. Em 2014, iniciou a carreira no empreendedorismo, ao abrir uma empresa de e-commerce de canecas personalizadas, a NéCanecas, a qual esteve à frente até 2019. Em 2018, deu início à Lille Comunicação, após encerrar uma longa parceria, onde mantém e inova os conceitos e abordagens anteriores, com ênfase no conceito do marketing inclusivo. Com ampla experiência em marketing de influência e uma trajetória de sucesso ao lado de grandes nomes como Otaviano Costa e Flávia Alessandra, Tati também comanda a InfluCreators, comunidade gratuita e inovadora criada exclusivamente para mulheres que visa oferecer suporte completo para criadoras de conteúdo em ascensão, democratizando o acesso ao conhecimento e criando oportunidades exclusivas para as novas vozes do mercado digital. Tati também está se especializando em Inteligência Artificial pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).


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