Brasil,

Tarifaço: Riscos Comerciais em Alerta com Aumento de Custos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  4in.ag, Revista Cobertura
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O anúncio recente dos Estados Unidos sobre a imposição de tarifas adicionais a produtos brasileiros marca um novo capítulo na já instável dinâmica do comércio internacional. A guerra tarifária, que antes parecia restrita a potências como China e EUA, agora afeta diretamente o Brasil, com impactos concretos sobre exportadores, cadeias produtivas e a competitividade das empresas nacionais.

As tarifas elevadas aumentam o custo dos produtos brasileiros nos Estados Unidos, reduzem a demanda, pressionam margens de lucro e elevam a imprevisibilidade nos negócios. Empresas que dependem do mercado americano, ou de insumos ligados a essa rota comercial, já sentem os efeitos da nova política tarifária: fluxos de caixa mais instáveis, negociações travadas e aumento do risco de inadimplência.

“O risco agora é local e imediato. A tensão entre Brasil e Estados Unidos afeta diretamente a saúde financeira de muitas companhias brasileiras, que precisam agir rápido para proteger suas receitas e preservar liquidez”, afirma Guilherme Bastos, Diretor de Crédito da Lockton.

Nesse cenário, o seguro de crédito volta ao centro da discussão como uma ferramenta estratégica. Ele protege as empresas contra o não recebimento em vendas a prazo, tanto no mercado doméstico quanto em exportações, além de funcionar como respaldo na busca por financiamento e tomada de decisões com base em análises contínuas de risco. Ou seja, mais do que uma proteção pontual, o seguro de crédito oferece uma estrutura que permite antecipar comportamentos de inadimplência, avaliar mercados com risco crescente e garantir previsibilidade em tempos de instabilidade.

Segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), o aumento do protecionismo e dos conflitos tarifários tem contribuído diretamente para a desaceleração do comércio global. A guerra tarifária entre China e EUA já havia servido como alerta sobre os efeitos colaterais dessas medidas, mas agora com o Brasil na linha de frente, a urgência por soluções de gestão de risco é ainda maior.

“A resposta das empresas precisa ir além da renegociação de preços ou busca de novos fornecedores. É hora de olhar para dentro e blindar o caixa com ferramentas que deem segurança operacional, mesmo em cenários de volatilidade”, reforça Bastos.

Além do seguro de crédito, produtos que cobrem interrupção de negócios, riscos políticos e variações cambiais podem ser combinados em estratégias de proteção mais amplas, oferecendo cobertura sob medida conforme o grau de exposição de cada empresa. “Em um cenário global onde conflitos comerciais podem surgir a qualquer momento, estruturar soluções para gestão de risco não é mais uma vantagem competitiva, é uma necessidade. E a nova tensão entre Brasil e EUA é mais um lembrete claro disso”, conclui o executivo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar