Avanços do OPIN são tema de entrevista com Manuel Matos na TV Fenacor
A TV Fenacor lançou, nesta terça-feira (15), o quarto episódio de sua série de entrevistas, trazendo uma conversa exclusiva com o 1º vice-presidente da Federação, Manuel Matos, que também é coordenador do Comitê de Open Insurance da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) e conselheiro da Escola de Negócios e Seguros (ENS).
Gravada no estúdio da ENS, no Rio de Janeiro, a entrevista mostra uma visão estratégica e acessível sobre os impactos do Open Insurance na atuação dos Corretores de Seguros e na experiência do consumidor brasileiro.
Ao longo da entrevista, Matos destaca como a implementação do Open Insurance, alinhada ao movimento do Open Finance, está redesenhando o mercado de seguros.
Ele aponta como o novo ecossistema impulsiona a personalização de produtos, amplia a transparência nas ofertas e fortalece o papel consultivo dos corretores, que passam a atuar com base em dados consentidos pelos próprios clientes.
“O Open Insurance é um ecossistema que interliga clientes, corretoras e seguradoras e, ao mesmo tempo, uma infraestrutura que possibilita o compartilhamento consentido de dados entre esses atores sempre em benefício do consumidor”, afirma Matos. Ele ressalta que os corretores que compreenderem e se adaptarem a essa nova realidade estarão melhores posicionados para oferecer valor agregado e ampliar sua relevância no mercado.
Durante a conversa, Matos detalha o estágio atual do OPIN, que avança para a conclusão da segunda fase, voltada ao compartilhamento de dados de apólices, e caminha em direção à fase transacional, que contemplará cotações, endossos, emissões e até mesmo o aviso de sinistro. “É uma construção. Uma infraestrutura que vem sendo desenvolvida ao longo dos anos para beneficiar todo o ecossistema segurador. Isso vai transformar o mercado para melhor”, afirma.
A entrevista também aprofunda temas como a atuação das SPOCs (Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente), a proteção de dados, a segurança digital e os projetos-piloto já em andamento, que prometem facilitar desde a contratação de seguros até a portabilidade de planos de previdência.
Matos ainda aborda a integração entre Open Banking e Open Insurance, formando o Open Finance. “A tendência natural é que seja Open Tudo. Esse conceito tende a se difundir por todos os segmentos da economia e da sociedade”, avalia.
O episódio já está disponível no canal da TV Fenacor no YouTube. Acesse neste link:
Assista, compartilhe e acompanhe as transformações que estão moldando o futuro da distribuição de seguros no Brasil!
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário