Carreiras adjacentes: transforme sua experiência em novas fontes de renda e realização
Especialistas do SoulWork, programa que apoia profissionais no processo de transição de carreira, mostram como ampliar a atuação profissional e dar novos rumos à carreira
Que o mundo do trabalho mudou, todo mundo já sabe. O modelo tradicional está ficando para trás e os profissionais mais atentos têm buscado formas de dar um novo rumo à carreira, sem jogar tudo fora ou recomeçar do zero. Esse movimento tem nome: carreiras adjacentes. Trata-se de um conceito que está se tornando cada vez mais presente nas discussões sobre novos formatos de trabalho. As carreiras adjacentes permitem expandir a atuação profissional aproveitando ao máximo os talentos, os conhecimentos e a reputação construída ao longo dos anos.
“Pense como se a sua carreira fosse uma árvore: as carreiras adjacentes são galhos que crescem do seu tronco principal. Não apagam sua história, apenas florescem a partir dela”, explica Mirella Ugolini, consultora organizacional e cofundadora do SoulWork, programa que ajuda profissionais a passarem por transições de carreira. Em vez de abandonar tudo e partir para um campo totalmente novo, profissionais que criam carreiras adjacentes ampliam seu campo de atuação de forma estratégica e legítima.
Como exemplos, a Mirella cita casos como ex-diretores de empresas multinacionais que atuam como consultores para pequenos negócios do mesmo setor. Ou de especialistas que começam a dar cursos e treinamentos. Profissionais experientes que se tornam professores ou entram para conselhos de administração. Esse tipo de movimentação tem sido uma ótima forma de continuar relevante e gerar renda, principalmente para quem está acima dos 40 e começa a sentir os efeitos do etarismo no mercado.
No Brasil, pessoas entre 40 e 59 anos representam mais de 32% da população economicamente ativa segundo o IBGE. Mesmo com experiência e competência, muita gente enfrenta dificuldade pra se manter empregada ou se recolocar. E aí as carreiras adjacentes podem ser o caminho.
Para Roberto Ziemer, mestre em psicologia organizacional e também cofundador do SoulWork, mais do que gerar renda extra, as carreiras adjacentes podem ser um caminho para alcançar mais satisfação e propósito no trabalho. “Tenho visto muitos executivos e especialistas transformem décadas de experiência em valor de mercado, com total liberdade para atuar em projetos de consultoria, mentoria, docência ou até mesmo em causas sociais, muitas vezes combinando várias dessas frentes”, relata o especialista.
Quer construir uma carreira adjacente? Veja por onde começar:
- Identifique seu "core profissional": o que você faz com excelência, o que ama fazer e o que o mundo reconhece em você.
- Mapeie possíveis adjacências: em quais setores, formatos e com quais públicos você poderia atuar?
- Crie um plano de transição consciente: mantenha sua fonte de renda principal enquanto testa e valida novas atuações.
- Fortaleça sua presença digital: posicione-se de forma estratégica nas redes sociais, comunicando com autenticidade sua nova proposta de valor.Ative sua rede de contatos: compartilhe seu movimento com colegas e parceiros — muitas oportunidades vêm da sua reputação construída.
- Organize seu tempo e espaço de trabalho: aprenda a equilibrar múltiplas frentes de atuação com foco e intenção.
Sobre o SoulWork
O SoulWork é um programa voltado para executivos e profissionais experientes que buscam alinhar trabalho e propósito, “quem eu sou com aquilo que faço”. Criado em 2024 por Mirella Ugolini e Roberto Ziemer, o programa oferece suporte estruturado para reflexão profissional e transição de carreira.
Diferenciando-se pela abordagem personalizada, o SoulWork auxilia seus clientes a transformarem períodos de incerteza em oportunidades de crescimento. A jornada inclui conteúdos que podem ser consultados livremente, encontros online e mentorias individualizadas, com foco no processo de reflexão e transformação de cada participante e a definição de um caminho profissional que gere mais resultados e satisfação pessoal.
Sobre os gestores
Mirella Ugolini é Consultora de Desenvolvimento Organizacional, atuou por cerca de sete anos na Votorantim S.A., como Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, além de ter atuado no corpo gerencial de grandes empresas como Cia. Hering e Serasa Experian. Atualmente, está à frente do programa SoulWork, como cofundadora. O SoulWork é um programa voltado para apoiar profissionais, especialmente acima dos 45 anos, e organizações a lidarem com a gestão e transição de carreira.
Roberto Ziemer é Mestre em Psicologia Organizacional e especialista em programas de mudança cultural e desenvolvimento de liderança. Foi consultor da LHH por mais de quatro anos conduzindo programas de transição pessoal e de carreira. É fundador da Liderança Integral e cofundador do programa SoulWork.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário