Primeira Letra de Risco de Seguro inaugura nova fase no setor, diz Rodrigo Botti
Executivo destaca potencial do instrumento para transformar o mercado segurador e aproximá-lo do mercado de capitais
Foi emitida no dia 30 de maio de 2025 a primeira Letra de Risco de Seguro (LRS) para o mercado segurador brasileiro, feita por Andrina Sociedade Seguradora de Propósito Específico (SSPE), subsidiária do IRB (Re), informa o portal Monitor Mercantil, evidenciando a importância do desenvolvimento dos Insurance-Linked Securities (ILS) no país. Segundo Rodrigo Botti, Country Head da Lockton Re, trata-se de um trabalho de longa data, conduzido por um grupo amplo de profissionais dedicados da iniciativa privada e do setor público — incluindo Susep, Ministério da Fazenda, CVM, entre outros.
Ele revela que o projeto já tem quase uma década. Em 2016, o primeiro LRS da América Latina emitido por uma entidade privada foi patrocinado pela Terra Brasis Resseguros:
“Já no dia seguinte, iniciamos conversas com a SUSEP sobre como adaptar esse modelo para o Brasil. Desde então, contamos com o apoio consistente do órgão regulador e de outras instituições públicas no avanço dessa agenda”, explicou.
Botti observa que o mercado internacional de ILS começou a tomar forma apenas na metade da década de 1990, após o furacão Andrew, em 1992. Com isso, o Brasil está cerca de 30 anos atrás dos mercados mais maduros, como os Estados Unidos e a Europa, o que acabou acarretando um fenômeno conhecido como leapfrogging — ou seja, a possibilidade de “pular etapas” no desenvolvimento.
“Além disso, acredito que encontraremos aplicações distintas para essa tecnologia no Brasil. Enquanto no exterior os cat bonds [títulos de catástrofe] são amplamente usados para cobrir riscos catastróficos como furacões e terremotos, aqui teremos a oportunidade de aplicar essa ferramenta a riscos mais relevantes para nossa realidade, como os riscos climáticos no agronegócio, crédito e infraestrutura”, pontuou.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário