Brasil,

iFood Vai Além do Delivery e se Consolida como Fintech de Restaurantes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Rodrigues
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em primeiro ano de operação, iFood Pago impulsiona o negócio de cerca de 40 mil empreendedores com acesso a crédito, gerando crescimento do setor; iFood Benefícios inicia o quinto ano com novidades e 850 mil usuários ativos

Reconhecido por revolucionar os serviços de entrega no Brasil, o iFood avança no fortalecimento de seu ecossistema de soluções que vão além do delivery, com foco em tecnologia para impulsionar o crescimento dos parceiros. Em junho deste ano, a empresa celebra dois marcos estratégicos: o primeiro ano do iFood Pago, que já concedeu R$ 2 bilhões em crédito para aproximadamente 40 mil empreendedores em todo o Brasil; e os cinco anos do iFood Benefícios, com 856 mil usuários ativos, expansão acelerada e soluções que aliam tecnologia, agilidade e impacto social.

Mais do que uma empresa de delivery, o iFood vem estruturando um ecossistema completo de serviços financeiros e de benefícios, com foco na inclusão digital e acesso a crédito. Os novos negócios refletem a missão de transformar o setor com tecnologia proprietária, dados e atendimento às necessidades reais dos empreendedores e trabalhadores brasileiros.

iFood Pago: um ano de evolução e revolução

Lançado em junho de 2024, o iFood Pago unifica pagamentos de pedidos e concentra as operações financeiras do iFood, oferecendo mais agilidade e transparência aos restaurantes parceiros. A iniciativa, no entanto, começou em 2019 com testes de crédito voltados a pequenos estabelecimentos.

Atualmente, o banco dos restaurantes conta com mais de 175 mil contas ativas e simplifica a rotina financeira dos empreendedores, ampliando o acesso a soluções antes restritas a grandes negócios. A maioria dos estabelecimentos atendidos hoje em concessão de crédito são de pequeno a médio porte.

Diferencial da solução, o uso de dados transacionais dos próprios restaurantes permite uma análise mais precisa e personalizada do perfil de cada parceiro, o que aproxima ainda mais o serviço dos pequenos e médios varejistas enfrentando um dos maiores gargalos do setor: o acesso ao crédito.

Hoje, cerca de 70% das linhas concedidas pelo iFood Pago são destinadas a donos de restaurantes que tiveram solicitações negadas em instituições financeiras tradicionais, reforçando o papel do negócio como um agente de inclusão financeira.

Entre os produtos lançados pelo iFood Pago para apoiar os empreendedores, está o ‘Meu Caixa’, uma plataforma que ajuda os donos de restaurantes a controlar seu fluxo de caixa de forma intuitiva e gratuita. Por meio dele, os donos de restaurantes conseguem acompanhar entradas líquidas e brutas, além das vendas realizadas em diferentes meios de pagamento, como a Maquinona, antecipação de vendas e Anota Aí.

Expansão Maquinona iFood Pago

Lançada inicialmente em São Paulo, onde já soma mais de 800 restaurantes ativos, a Maquinona vem avançando em ritmo acelerado por outras regiões. A solução já chegou a Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e Brasília, com previsão de alcançar mais de 4 mil restaurantes em todo o Brasil até março de 2026.

A Maquinona consegue aumentar em até 40% as vendas dos restaurantes, com taxa de revisita 2,5 vezes superior entre os clientes impactados por suas campanhas.

Tendo movimentado R$ 425 milhões em TPV no acumulado da história, seu CRM proprietário já identificou mais de 550 mil consumidores únicos, permitindo ações como cashback e cupons conectados à base de mais de 60 milhões de usuários do iFood, unindo o online ao offline, sempre em conformidade com a LGPD.

“Desde o lançamento oficial da marca, acompanhamos um crescimento consistente e acelerado dos nossos clientes. A expansão da Maquinona para novas praças reforça esse movimento: mais restaurantes passando a ter acesso a soluções que realmente impulsionam seus negócios”, conta Thomas Barth, COO do iFood Pago.

Como parte da evolução da Maquinona, o iFood lançou uma nova funcionalidade dentro do seu CRM proprietário, que permite aos restaurantes personalizar ou semi-personalizar mensagens para sua própria base de consumidores. O lançamento ocorreu próximo ao Dia dos Namorados e já demonstrou alta adesão: em menos de uma semana, quase 30 restaurantes contrataram o serviço, gerando uma taxa média de conversão de 5,9% e mais de 350 pedidos.

A solução, que pode ser usada a qualquer momento e com liberdade de temas (desde datas comemorativas a eventos locais e campanhas sazonais), também amplia o potencial de engajamento direto dos restaurantes com seus públicos.

“Não se trata apenas de mensagens, e sim de um canal de comunicação customizado e inteligente entre o restaurante e sua base real de clientes. Ao integrar a tecnologia da Maquinona com dados comportamentais e inteligência artificial, criamos um novo motor de fidelização, retenção e frequência para os nossos parceiros”, afirma Thomas Barth, COO do iFood Pago.

iFood Benefícios: cinco anos inovando o setor de benefícios corporativos

O iFood Benefícios, por sua vez, foi lançado em 2020 para transformar como colaboradores se alimentam dentro de empresas e criar flexibilidade na utilização de benefícios como vale-refeição e vale-alimentação. Hoje, já são mais de 40 mil empresas em sua carteira de clientes, como Grupo OLX, CVC Corp, Petlove, Ambev e B3, distribuídas nas cinco regiões do país.

Essa trajetória também se destaca por sua ampla aceitação, com a solução sendo aceita em mais de quatro milhões de estabelecimentos pelo Brasil e mais de 320 mil redes parceiras do iFood. Em um mercado cada vez mais competitivo, os benefícios corporativos deixaram de ser um diferencial e se tornaram estratégicos na atração e retenção de talentos das empresas. Dessa forma, o iFood Benefícios se torna aliado do RH nessa frente e na gestão ágil.

Segundo dados da ABBT (Associação Brasileira de Benefícios ao Trabalhador), este setor movimenta mais de R$150 bilhões ao ano, seguindo em crescimento consistente e acelerado. O iFood Benefícios cresceu aproximadamente 20% em usuários ativos em cinco meses e mira ultrapassar 1,5 milhão de usuários até o final do ano fiscal.

O atendimento também é um pilar estratégico no diferencial competitivo da companhia. Em dezembro de 2024, a empresa ganhou o Prêmio Reclame AQUI na categoria Cartões de Benefícios - Grandes Operações pela primeira vez, demonstrando o reconhecimento na excelência no atendimento e relacionamento com o cliente.

A utilização da Inteligência Artificial tem permitido solucionar rapidamente os problemas dos clientes, promovendo autonomia e eficiência nos atendimentos, com mais de 90% das questões resolvidas em até 24 horas úteis, resultando em níveis de satisfação superiores a 87%. Além disso, o atendimento no WhatsApp foi aprimorado, com 22% das chamadas sendo direcionadas para este canal, evidenciando o compromisso com a transparência e garantindo que cada cliente receba um suporte prático, ágil e personalizado.

Investimento em tecnologia e experiência para empresas

Para sustentar esse crescimento e aprimorar a experiência de seus clientes corporativos, o iFood Benefícios tem investido continuamente em tecnologia. Recentemente, a marca lançou duas novas funcionalidades voltadas à simplificação da gestão: a recarga única para empresas com múltiplos CNPJs e uma área exclusiva para o RH dentro do aplicativo. Essas melhorias têm reduzido significativamente o tempo dedicado à administração dos benefícios. Empresas que levavam até dois dias para operacionalizar os repasses, hoje conseguem realizar o processo em questão de horas.

Além de melhorias para os times de RH, a marca busca constantemente por avanços para melhor usabilidade de seus usuários. Entre as novidades mais recentes, a inclusão da solução nas carteiras do Google Pay e Apple Pay, e a parceria firmada com o Google para que os usuários possam encontrar no buscador restaurantes próximos que aceitem a solução.

Outro diferencial do iFood Benefícios é a iniciativa que conecta colaboradores a opções alimentares mais diversas e incentiva o consumo no salão dos restaurantes. Chamado de ‘Comer Fora’, o projeto oferece cupons de desconto e já concedeu 100 mil vouchers promocionais que beneficiaram cerca de 15 mil usuários na Grande São Paulo que puderam comer refeições com descontos de até 10%. Com isso, além de oferecer opções mais baratas com o intuito de fazer o vale-refeição durar o mês todo e os usuários não deixarem de se alimentar com qualidade, aumenta o fluxo de clientes recorrentes e novos para os estabelecimentos comerciais, oferecendo vantagens para todo o ecossistema.

Ainda, visando o futuro, o iFood Benefícios está testando uma nova função que permitirá que o saldo livre do cartão seja aceito internacionalmente. A funcionalidade estará disponível a partir de julho e possibilitará que os usuários utilizem o saldo livre durante as viagens, com ampla aceitação, sendo útil para realizar compras internacionais online.

Marca forte e relacionamento com o RH

Além das inovações tecnológicas, o iFood Benefícios fortalece sua presença no setor com iniciativas voltadas ao relacionamento com líderes de RH e à construção de marca. São ações publicitárias e conteúdos proprietários para apoiar os profissionais da área como a campanha “Vale pra Você”, que posiciona o iFood Benefícios como parceiro dos profissionais de RH e colaboradores por meio de depoimentos de clientes reais.

Também lançou o portal Acrescenta, com conteúdos exclusivos para o segmento de gestão de pessoas, e é a única solução de benefícios com um podcast em parceria com o LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo. Alinhada ao foco em Brand Experience, a marca promove ações nos pilares de Educação, Entretenimento e Saúde & Bem-estar para se aproximar ainda mais dos seus usuários e futuros clientes. Como parte desta estratégia, o iFood Benefícios também se associou à Think Work, plataforma de referência em conhecimento para RHs, reforçando sua atuação como parceiro estratégico na rotina dos departamentos de Recursos Humanos.

“Celebrar os cinco anos de iFood Benefícios nos dá a certeza da força de nossa ideia inicial e de como seguimos aprimorando nosso produto. É um marco que fortalece nosso propósito de transformar a relação das pessoas com a alimentação no Brasil. Revolucionamos o mercado de benefícios corporativos ao aliar tecnologia e praticidade a soluções que melhoram a qualidade de vida dos colaboradores e gestão do RH. Seguiremos ampliando essa trajetória de sucesso e ouvindo quem faz o RH acontecer na prática”, finaliza Arthur Freitas, Diretor Geral do iFood Benefícios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar