Avaliação de desempenho mal conduzida custa caro: o risco de perder talentos
Pesquisa internacional revela como a falta (ou o excesso) de reconhecimento pode desencadear um efeito dominó de distorções nas avaliações, afetando o clima, a produtividade e até a cultura organizacional de empresas.
Um simples erro de avaliação pode custar caro para a empresa. E não estamos falando apenas de decisões equivocadas, mas de um efeito dominó emocional que compromete a produtividade, a motivação e até o senso de justiça dentro das equipes.
A recente pesquisa desenvolvida pelo professor associado de Comportamento Organizacional da Yale SOM (Escola de Negócios da Universidade de Yale), Tristan L. Botelho, e divulgada pelo Yale Insights, revelou que profissionais que se sentem subestimados tendem a reproduzir essa distorção quando estão na posição de avaliadores, tornando-se mais “mesquinhos” ao elogiar ou reconhecer os outros. Já aqueles que recebem elogios imerecidos também replicam o erro, perpetuando avaliações distorcidas.
A especialista em desenvolvimento de líderes e fundadora da QUARE, Carolina Valle Schrubbe, observa esse padrão com frequência em consultorias e workshops. “Vejo o gerente que não reconhece e o coordenador que não foi reconhecido. A consequência é desmotivação, baixa produtividade e, muitas vezes, perda de talentos”, afirma. “O colaborador pode receber um ótimo salário, mas se não sente que é visto e valorizado, algo sempre parece faltar”, destaca.
A chave para esta mudança está no reconhecimento estruturado e consciente, não como bajulação, mas como retorno objetivo e sincero sobre comportamentos e entregas que surpreenderam positivamente. “Dizer ‘você me surpreendeu em tal situação’ é muito mais poderoso do que um simples ‘parabéns’”, exemplifica a especialista.
Ela ainda conta que a QUARE tem atuado para ajudar líderes a se comunicarem melhor com suas equipes e a tornarem o feedback uma ferramenta estratégica, inclusive com o desenvolvimento de softwares que vão ajudar nessa tarefa. “Em breve, vamos lançar uma tecnologia com inteligência artificial voltada à gestão do momento do feedback. A plataforma vai organizar o histórico de evolução do colaborador e oferecer insights personalizados sobre a melhor forma de comunicação com cada perfil”, revela.
Justiça emocional importa
De acordo com a pesquisa, quando um profissional sente que sua entrega foi invisibilizada, ele começa a se “economizar” nas funções do dia a dia da empresa.. A especialista em desenvolvimento de líderes explica como isso ocorre na prática. “É o famoso ‘por que me esforçar se ninguém nota?’. “Isso mina a cultura da meritocracia e afeta diretamente os resultados do time da empresa”, alerta.
Para evitar esses impactos, a recomendação da especialista é clara: feedback estruturado com base em competências técnicas e comportamentais, alinhadas às entregas esperadas por cargo. “Não pode ser um checklist protocolar. É um momento decisivo para engajamento e performance do colaborador. Seja franco e comunique-se de maneira respeitosa, afinal, o feedback é uma conversa entre adultos com a efetiva vontade de contribuir”, pontua.
Para as empresas e líderes, o alerta é claro: reconhecimento não é mimo, é uma ferramenta poderosa de gestão. E empresas que não se atentarem a isso, correm o risco de ver talentos se apagando, ou, pior, indo embora.
Sobre a QUARE Desenvolvimento
A QUARE Desenvolvimento é uma empresa de desenvolvimento de líderes fundada em 2021, em Blumenau (SC). Sua fundadora e diretora, Carolina Valle Schrubbe, é especialista em desenvolvimento de pessoas, possui formação executiva pela Fundação Dom Cabral, é coach executiva certificada pelo Marshall Goldsmith Group (MGSCC) e Global Coach Group (GCG), além de ter experiência internacional.
Com mais de 21 anos de atuação no ambiente corporativo, sendo 18 anos em cargos de gestão e liderança e 16 anos dedicados ao desenvolvimento de líderes e suas equipes, Carolina já impactou profissionais em nove estados brasileiros e acumula mais de 30.000 horas de desenvolvimento de líderes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário